» CORREGEDOR ELOGIA O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NAI PDF Imprimir E-mail





O corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Gilberto Passos de Freitas, esteve na segunda, dia 12, em São Carlos participando de uma audiência pública realizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça (TJSP), ocasião na qual também aproveitou para conhecer “in loco” o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Integrado de São Carlos (NAI).

A visita foi acompanhada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de São Carlos, João Baptista Galhardo Júnior, pelo comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Donizete Scozzafave, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Pires Leal, pela procuradora Geral do Município, Caroline Garcia Batista, pela secretária municipal de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, e pelo secretário municipal de Governo, João Batista Muller.

O corregedor Gilberto Passos de Freitas primeiro assistiu a um vídeo que mostra todo o trabalho desenvolvido com os menores dentro do NAI e também as medidas socioeducativas Liberdade Assistida (LA), Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Semi-Liberdade. Depois, visitou as instalações onde os menores ficam custodiados e as salas de aula.

“Eu já tinha conhecimento do trabalho desenvolvido em São Carlos, dessa parceria entre o Judiciário local, o município e demais entidades e hoje foi a oportunidade de conhecer pessoalmente essa grande iniciativa. Gostei muito do vi e, inclusive, já pedi uma cópia desse DVD que acabei de ver para levar na reunião de todos os corregedores do Brasil que será realizada daqui a quinze dias em Aracaju”, disse Freitas.

O corregedor disse, ainda, que gostaria que o NAI fosse instalado em todos os municípios. “O índice de recuperação de menores em conflito com a lei pelo sistema NAI é algo extraordinário, é um trabalho não só de recuperação, mas antes de tudo de prevenção”, destacou.

Durante a visita, os secretários João Muller e Rosilene Mendes dos Santos solicitaram ao corregedor um apoio junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública para que São Carlos receba uma Delegacia Especial de Infância e Juventude. “Já encaminhamos um ofício solicitando a instalação de uma delegacia especializada no atendimento de menores, mas ainda estamos aguardando uma resposta por parte do Estado”, explicou Rosilene Mendes dos Santos.

Gilberto Passos de Freitas garantiu que vai reforçar o pedido junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. “Vou mostrar ao Marzagão a importância dessa delegacia para São Carlos que já realiza um excelente trabalho com os menores”.

(13/11/07)