» PREMIAÇÃO CONSETRAN PDF Imprimir E-mail

Uma festa no ginásio do Sesc reuniu centenas de crianças para a premiação aos vencedores do 6° CONSETRAN – Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito –, realizado pela Prefeitura por meio das Secretarias de Transporte, Trânsito e Vias Públicas e de Educação e Cultura. Com o tema “São Carlos 150 anos de Trânsito”, o concurso recebeu a inscrição de 1.200 trabalhos desenvolvidos por professores e alunos. O prefeito Newton Lima participou da entrega dos prêmios aos criadores dos melhores trabalhos.



42 PRÊMIOS FORAM ENREGUES AOS VENCEDORES DO 6º CONSETRAN

Centenas de crianças lotaram o ginásio do Sesc na tarde desta quinta, dia 8, e se divertiram com muitas brincadeiras, música, pipoca e algodão-doce. A festa foi para a entrega dos prêmios aos vencedores do 6° Consetran – Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito – realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Transporte, Trânsito e Vias Públicas e de Educação e Cultura.

O prefeito Newton Lima, acompanhado dos secretários Ricardo Meirelles (Transporte e Trânsito) e Géria Montanari (Educação e Cultura), além da dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzáles Costa Blanco, participou da entrega dos prêmios aos criadores dos melhores trabalhos e vibrou com o entusiasmo das crianças, pais e professores presentes. Ao todo foram entregues 42 prêmios para os primeiros e segundos colocados, entre eles 6 bicicletas, aparelho de DVD, MP3, MP4, patins, vídeo game, patinete, pen drive e aparelho de som portátil.

Com o tema “São Carlos 150 anos de Trânsito”, que ressaltou as questões do trânsito na cidade, o 6° Consetran recebeu a inscrição de 1.200 trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, das escolas das redes municipal, estadual e particular, além de estudantes universitários, terceira idade, portadores de necessidades especiais e agentes de trânsito. As 14 categorias do concurso permitiram trabalhos de pinturas, desenhos, colagens, histórias em quadrinhos, redações, poemas, fotografias, paródias, trabalhos artesanais, maquetes e projetos que buscam valores e segurança no trânsito.

Uma Comissão Julgadora, composta por 14 pessoas, selecionou os melhores de cada categoria. A avaliação obedeceu quatro critérios: adequação ao tema, objetividade, criatividade e originalidade, e cada trabalho recebeu a nota de dois jurados diferentes. O prefeito Newton Lima fez questão de ressaltar a importância das políticas públicas voltadas à segurança no trânsito. “Precisamos lembrar que desde 2001 nós iniciamos uma revolução na cidade para melhorar o trânsito, tanto que em 1999 a cidade registrou 21 acidentes com vítimas fatais e o ano passado foram 12”, salientou.

Redução de acidentes
Para o prefeito, essa redução no número de acidentes fatais, mesmo com um aumento na população de 11% e um aumento na frota de 30 mil veículos, é reflexo direto das ações da Prefeitura. “Criamos os agentes de trânsito, implantamos 450 lombadas e 46 novos semáforos, além do controle da velocidade”, recordou. Newton Lima destacou ainda as ações do Programa Educação para o Trânsito Seguro, que envolvem mais de 80 escolas e 30 mil alunos todos os anos.

O prefeito Newton Lima entregou alguns prêmios e prometeu aos três primeiros colocados que suas redações serão colocadas na urna do bicentenário, que será lacrada no Paço Municipal durante o mês de dezembro. “Com certeza vocês estarão aqui nas comemorações de aniversário de 200 anos de São Carlos e poderão avaliar como a Prefeitura cuidava do trânsito”, destacou.

Para o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, o objetivo do Consetran é estimular na população em geral a reflexão sobre o trânsito na cidade, na relação com o meio ambiente e qualidade de vida, contribuindo na adoção de atitudes e comportamentos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado, humano, com redução de acidentes, mortos e feridos.

“O grande número de inscrições mostra que o objetivo do concurso está sendo atingido. Mas ressaltamos que o Consetran é apenas um dos instrumentos utilizados pela Prefeitura na educação de pais, alunos e professores em relação ao trânsito. As atividades realizadas pelo PETS – Programa Educação Trânsito Seguro –, como as brincadeiras educativas, os teatros de bonecos, as palestras e o Criança Viva, onde as crianças brincam e aprendem sobre o trânsito em uma minicidade montada no pátio das escolas, permitem que todos aprendam juntos”, explica Meirelles. Mais de 33 mil alunos e 250 professores multiplicadores participam atualmente do Programa Educação Trânsito Seguro.

(08/11/07)