» MUTIRÃO DA CIDADANIA EMPRESARIAL SERÁ NOS DIAS 22 E 23 PDF Imprimir E-mail


O diretor de arrecadação Rafael Taboada, que representou o secretário de Fazenda Gilberto Perre, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Ethel Chiari da Silva, e o diretor de Apoio à Economia Solidária, Reynaldo Sorbille, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, bem como representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sebrae, Sincomércio, Jucesp, Posto Fiscal e Receita Federal estiveram reunidos com a gerência do Banco do Brasil, na sede do Senac 2, para discutirem a realização do Mutirão da Cidadania Empresarial, nos dias 22 e 23 deste mês.

O intuito é buscar o registro de empresas não legalizadas, diminuir a informalidade dos negócios da região e orientar os empreendedores quanto aos trâmites do processo e as vantagens de estar enquadrado na legislação. O Mutirão da Cidadania Empresarial constitui-se em uma ação do Banco do Brasil em conjunto com outras entidades, que busca o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas. Foca os empreendedores que permanecem na informalidade, procurando esclarecer aspectos importantes como formalização da existência do negócio, crédito, inovação, associativismo, tributação, empreendedorismo e outros.

Conforme informações disponibilizadas pelo BB, no país a informalidade empresarial alcança até 10 milhões de empreendedores e 5 milhões de micro e pequenas empresas (98% de todas as empresas em território nacional). Outros índices apontam que 56,1% da força de trabalho também estão na informalidade e que 20% do Produto Interno Bruto (PIB) são gerados por estas mesmas empresas.

No Estado de São Paulo, pesquisas apontam que existem 2,3 milhões de empresas na informalidade. “Toda ação que visa identificar quem está na informalidade e trazê-lo à formalidade é importante, por isso a Prefeitura de São Carlos, por meio das suas secretarias e departamentos, apóia a iniciativa do Banco do Brasil”, explicou Reynaldo Sorbille.

Os estabelecimentos considerados informais, que representam o dobro das empresas formais no Brasil, configuram-se pela falta de documentação, de registros contábeis (fluxo de caixa, custos, estoques, patrimônio, etc.) e de recolhimento tributários e previdenciários. O Mutirão da Cidadania Empresarial é promovido pelo Banco do Brasil em centenas de cidades. Em São Carlos deverá ser promovido na sede do Senac 2, à rua José Bonifácio, 898, centro, provavelmente das 10h às 16h nos dois dias do evento.

(08/11/07)