» 150 ANOS PDF Imprimir E-mail

Esquadrilha da Fumaça e Banda dos Fuzileiros Navais neste sábado.



APRESENTAÇÕES COMEÇAM ÀS 16H NO ESTÁDIO DO LUISÃO

Neste sábado, dia 3, a partir das 16h, a Esquadrilha da Fumaça e a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil apresentam-se no estádio “Prof. Luís Augusto de Oliveira” (Luisão), numa realização da Prefeitura, por meio do Departamento de Artes e Cultura. O evento faz parte das comemorações do sesquicentenário de São Carlos e a organização estima que cerca de 10 mil pessoas devam assistir às apresentações dentro do estádio.

Só entrarão no estádio, cujos portões serão abertos a partir das 14h30, as pessoas que estiverem de posse do ingresso. Para o controle da presença de público as pessoas foram convidadas a retirar os ingressos em postos espalhados por toda a cidade. A Esquadrilha da Fumaça fará a abertura do evento com as manobras e acrobacias dos aviões Tucanos. Em seguida, começa a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil no gramado do Luisão.

Esquadrilha da Fumaça
Iniciada nos anos 50, através de um seleto grupo de jovens instrutores que se reunia nos intervalos das aulas e na hora do almoço, praticando diversas manobras e acrobacias, a Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira apresentação oficial dia 14 de maio de 1952, durante uma cerimônia cívico-militar assistida por uma numerosa delegação de oficiais estrangeiros. Com seus lindos tucanos, unindo o azul de suas asas ao azul do céu, a esquadrilha enche os céus brasileiros de fumaça, habilidade, técnica, audácia e beleza, injetando adrenalina em quem está no solo, despertando o aviador que há em cada brasileiro.

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais
Com a participação em torno de 130 militares, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas do mundo, distinguindo-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, desde 1951. A tradição destes músicos vem através dos anos, divulgando a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. A banda tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Baía da Guanabara.



(01/11/07)