» BIBLIOTECA HISTÓRICA PDF Imprimir E-mail

Em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, o prefeito Newton Lima inaugurou o Centro de Documentação e Informação da Biblioteca Histórica da Fazenda Pinhal. Com um acervo de 1.200 volumes, esta biblioteca dispõe de livros da família Arruda Botelho, livros históricos do início do século XIX até 1963, além de 1.826 documentos. Integrado ao SIBI, este centro de documentação histórica está baseado em três vertentes: biblioteca, arquivo e museu.



NEWTON INAUGURA BIBLIOTECA HISTÓRICA DA FAZENDA PINHAL

Durante a manhã do domingo, dia 21, o prefeito Newton Lima inaugurou o Centro de Documentação e Informação da Biblioteca Histórica da Fazenda Pinhal. Esta solenidade aconteceu durante a quarta edição do Seminário Garantindo a Permanência da Memória.

O cerimonial contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal; da vice-reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora doutora Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil; do presidente da Organização Civil de Interesse Público (OCIP) e proprietário da Fazenda Pinhal, Modesto Carvalhosa; do presidente da Associação Pró-Casa do Pinhal, Francisco de Sá Neto; da chefe de seção das Obras Raras da Biblioteca Nacional, professora Ana Virgínia da Paz Pinheiro; e da diretora do Sistema Integrado das Bibliotecas (SIBI), professora Lourdes de Souza Moraes.

“Inaugurar uma obra desta magnitude torna-se algo essencial para minha história como administrador, pois uma cidade não é feita apenas de concreto e tijolo”, analisou Newton. “Todos lembram que, quando fui reitor da UFSCar, conseguimos inaugurar a primeira Biblioteca Comunitária do país, tirando o conceito de ‘torre de marfim’ das universidades”, complementa.

Integrado ao SIBI, este centro de documentação histórica está baseado em três vertentes: biblioteca, arquivo e museu. Com um acervo de 1.200 volumes, essa biblioteca dispõe de livros da família Arruda Botelho, livros históricos do início do século XIX até 1963, englobando também 1.826 documentos. Todo catálogo está on-line, sendo integrado ao SIBI, arquivos da Fundação Pró-Memória e ao Museu de São Carlos.

A organização deste projeto foi iniciada em 1994 com a formação de uma parceria entre o Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e a Pró-Casa do Pinhal. “Um município que guarda a sua história projeta cidadãos mais cultos e civilizados, onde o progresso e a qualidade de vida sempre caminham em harmonia”, observou o prefeito.

Atualmente, São Carlos apresenta o Arquivo Público da Fundação Pró-Memória, 4 Bibliotecas Públicas e 8 Escolas do Futuro. No distrito de Água Vermelha foi inaugurado recentemente o Armazém da Cultura, cujo projeto recebeu R$ 100 mil de investimentos e dispõe de um acervo com 4.200 livros. “Temos que relembrar que a Prefeitura investe bastante na preservação da memória e do patrimônio histórico, onde o acervo municipal subiu de 15 mil volumes, números auditados em 2001, para 90 mil, registrados atualmente”, enumerou.

(22/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos