» PROFESSORES SÃO HOMENAGEADOS NA EMBRAPA E UFSCAR PDF Imprimir E-mail

01- Emerson Leal entrega placa ao
filho de Cândido Portinari.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal participou na tarde desta sexta, dia 19, de duas cerimônias em que pesquisadores e professores foram homenageados com títulos de cidadania são-carlense e professor emérito. Na solenidade da Embrapa, a professora doutora Joan Dassin (diretora da Ford Foundation), o professor doutor Roberto Cesáreo (Università degli Studi di Sassari – Itália) e o professor doutor João Portinari (PUC-RJ), filho do pintor Cândido Portinari, receberam os títulos de Cidadão Honorário de São Carlos.

Compuseram a mesa, além dos homenageados e de Leal, o presidente da Câmara Municipal Edson Fermiano, o professor Sérgio Mascarenhas e o chefe da Embrapa Instrumentação Álvaro Macedo. Como diretora da Ford Foundation, Joan Dassin foi fundamental no apoio à criação do Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos, bem como ao Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina, com sede em São Carlos. Esteve por três meses em 2001 como pesquisadora Fullbright junto ao IEA-USP-SC, tendo inclusive coordenado atividades no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Pesquisador na Embrapa Instrumentação Agropecuária por várias vezes, Roberto Cesáreo cooperou em pesquisas sobre física dos solos, tomografia computadorizada, instrumentação avançada. Recebeu em seus laboratórios na Universidade de Roma e Sassari vários pesquisadores de São Carlos como Sérgio Mascarenhas, Silvio Crestana, Paulo Cruvinel e muitos outros. Obteve contratos financiados pela União Européia para pesquisas conjuntas com a Embrapa-CNPDIA, Instituto de Física e Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos.

Presidente da Fundação Portinari, João Cândido Portinari é filho do pintor Cândido Portinari, além de matemático e cientista ilustre. Professor na PUC-Rio de Janeiro, é autor de uma das maiores obras documentais sobre Portinari, utilizando modernos métodos da informática e computação, hoje mundialmente conhecido como o famoso Catálogo Rausinné da Fundação Portinari, com mais de 4.00 referências e documentos, verdadeiro monumento da cultura brasileira, unindo ciência e arte.

O professor mantém ao longo de décadas contatos científicos e culturais com São Carlos e tem realizado conferências magistrais sobre ciência e arte em múltiplas ocasiões, em eventos organizados a partir de instituições são-carlenses, como as universidades, Embrapas e, em particular, o Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos. “O pai contribuiu para difusão da arte e o filho, além de ser um brilhante cientista, preocupa-se com a preservação do acervo de Cândido Portinari, este fenomenal artista”, frisou Mascarenhas.

Em seu discurso, Leal parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal, da Prefeitura e do professor Mascarenhas em agregar tantos valores científicos à condição de cidadão são-carlense. “São Carlos toma uma iniciativa digna de aplausos ao homenagear tantos cientistas e pensadores que também deram a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento tecnológico da cidade”, enfatizou Leal

UFSCar
Em seguida, Emerson representou o prefeito Newton Lima na cerimônia de entrega de títulos de Professor Emérito, que aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na Universidade Federal de São Carlos. Na ocasião foram homenageados Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior (in memoriam), Carlos Ventura D'Alkaine, José Roberto Gonçalves da Silva e Luiz Antonio Carlos Bertollo.

O reitor Osvaldo Baptista Duarte Filho, a vice-reitora Maria Stella Alcântara Gil, o vice-prefeito e os novos professores eméritos compuseram a mesa da solenidade. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior foi docente do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência da UFSCar de 1977 até o seu falecimento, no início deste ano. É reconhecido como um dos mais importantes filósofos que o Brasil já teve.

Carlos Ventura D'Alkaine é docente no Departamento de Química desde 1979, atuando atualmente como professor voluntário, após sua aposentadoria. José Roberto Gonçalves da Silva foi docente da UFSCar durante 34 anos, além de ter tido participação fundamental no estabelecimento do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade, é um dos responsáveis pela própria consolidação da área como uma nova engenharia no Brasil. Luiz Antonio Carlos Bertollo, docente do Departamento de Genética e Evolução desde 1970, ano do início das atividades da UFSCar, é o professor mais antigo ainda em atividade na Instituição.

(19/10/07)