» DOCUMENTÁRIO SOBRE EUCLIDES DA CUNHA SERÁ EXIBIDO NO SESC PDF Imprimir E-mail



O documentário “A Paz é Dourada” – sobre a viagem do escritor Euclides da Cunha à Amazônia, em 1904, a convite do Barão do Rio Branco, então ministro das Relações Exteriores do Brasil, com o objetivo de evitar uma guerra com o Peru – será exibido com entrada franca na próxima quarta, dia 17, às 19h30, no Sesc (Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700).

A exibição faz parte da programação de atividades da Estação Leitura, uma iniciativa da Prefeitura que há três anos dedica o mês de outubro ao fomento ao livro e ao incentivo à leitura. A Estação Leitura é coordenada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) e é realizada em parceria com a Fundação Pró-Memória e a Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A exibição do documentário é ainda um evento preparatório para a Semana Euclidiana de São Carlos, realizada anualmente pela Prefeitura no mês de dezembro desde 2001. Outra iniciativa da Prefeitura voltada para o incremento e popularização da Semana Euclidiana é a Primeira Gincana Cultural Euclides da Cunha, na qual as tarefas deste ano visarão à montagem e à apresentação de uma peça teatral sobre aspectos da vida de Euclides.

Poderão participar da gincana os alunos de 7ª e 8ª séries, regularmente matriculados nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de São Carlos. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 30.

Documentário
O trabalho teve um período de produção de quase três décadas e seu diretor é o roteirista Noilton Nunes, também fotógrafo, montador e diretor de mais de 30 curtas-metragem e documentários, que estará presente no Sesc e conversará com o público após a exibição do filme.

Inicialmente, a produção deveria ser uma ficção biográfica de Euclides da Cunha, projeto que foi interrompido diversas vezes. No fim, o filme tornou-se um documentário, em que Noilton mistura um pouco da obra do autor de “Os Sertões” e relata suas experiências para a produção do filme, incluindo, entre outras dificuldades que enfrentou, divertidas histórias de despejo, brigas com patrocinadores e até uma greve de fome em frente à cabana em que Euclides escreveu sua obra-prima.

O ator Grande Otelo, morto em 1993, faz parte do elenco, e o filme destaca a passagem de Euclides pela Terra como um mensageiro da Paz e do entendimento entre os povos.

(11/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos