» CURSO DE CAPACITAÇÃO PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE O ECA PDF Imprimir E-mail


Guardas municipais, representantes das secretarias de Educação, Cidadania e Assistência Social, além de membros do Poder Judiciário e da fiscalização da Prefeitura, participaram de um curso de capacitação sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Mais de 80 pessoas acompanharam a atividade, que foi realizada na sede do OP (Orçamento Participativo) e terminou nesta terça, dia 9.

Foram seis dias de preparação comandados pelo psicólogo e consultor na área de infância e adolescência, Adalberto Boletta de Oliveira, que tem vasta experiência no assunto. Já desenvolveu trabalhos com menores em conflito com a lei na antiga Febem, hoje Fundação Casa, Unicef e foi uma das pessoas que elaboraram o projeto “Prefeito Amigo da Criança”, na Fundação Abrinq.

“O ECA entrou para a história política e social do país como exemplo de construção cidadã, transformando o adolescente em uma pessoa que tem direitos e deveres. E por ter direito e deveres é importante orientar quem lida com esse grupo de pessoas”, relatou. “Ao chamar essas entidades para a discussão do ECA, a nossa intenção também é debater a segurança pública na ótica preventiva e comunitária”, completou.

O subcomandante da Guarda Municipal de São Carlos (GMSC), José Luiz Fernandes da Silva, classificou como fundamental o pleno conhecimento do estatuto para melhorar a atuação dos guardas junto aos adolescentes. “A guarda trabalha na ronda em escolas, acompanha conselheiros tutelares e a fiscalização em bares e casas de jogos. Para nós é imprescindível conhecer a lei para que possamos, além de contribuir na prevenção de situações delituosas envolvendo menores, orientá-los e transmitir a confiança que se faz necessária no trabalho da guarda”, explicou.

(09/10/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos