» MERCOCIDADES PDF Imprimir E-mail

Prefeito ministra palestra sobre turismo em seminário.



“SÃO CARLOS E A INTEGRAÇÃO REGIONAL” FOI O TEMA ABORDADO

A Unidade Temática de Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, que está reunida desde quinta, dia 4, em São Carlos, realizou nesta sexta, dia 5, o Seminário “Rede Mercocidades, Turismo e Integração Regional”. O prefeito Newton Lima abriu a programação com a palestra “São Carlos e a Integração Regional”, que aconteceu no auditório do Quality Hotel Anacã, com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais.

Participaram da abertura do evento o coordenador da Secretaria Técnica da Rede, Jorge Rodrigues, de Montevidéu, Uruguai, o representante da Embratur, João Carlos Vasconcellos, o diretor de Fomento ao Turismo de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo, a vereadora Silvana Donatti, representando a Câmara Municipal, o coordenador da UTT, Pablo Singerman, de Buenos Aires, Argentina, e a representante do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla.

Os dois hispano-americanos da mesa concordaram ao dizer que o prefeito Newton Lima manifesta grande empenho dentro da Rede Mercocidades e no Mercosul para que haja mais integração entre as cidades e os países do bloco. “O prefeito Newton Lima é um militante pela integração”, disse Rodrigues. “O trabalho do prefeito é reconhecido pelos demais membros da Rede”, confirmou o coordenador da UTT.

Antes de sua palestra, o prefeito Newton Lima fez questão de saudar todas as pessoas presentes e agradecer pelo esforço na realização do evento. “Também é importante reconhecermos a importância da integração regional do Mercosul para o desenvolvimento de nossas cidades e de nossos respectivos países”, salientou.

Newton Lima apresentou alguns dados para destacar a atenção que São Carlos dá à integração. Informou que ele é membro titular do Conselho da Rede Mercocidades, membro do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul e coordenador da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede. A cidade participa ainda de outras Unidades Temáticas, como a de Juventude, Gênero e Município, Educação, Desenvolvimento Econômico Local e Desenvolvimento Urbano.

Em consideração aos participantes estrangeiros e de outros municípios, o prefeito apresentou alguns dados de São Carlos, como o número de habitantes, 218 mil, População Economicamente Ativa com mais de 10 anos de estudo, 67 mil, de acordo com levantamento do IBGE de 2006. “Um dos números que mais nos orgulham é a relação de professores doutores por habitantes”, falou o prefeito. São Carlos apresenta um professor doutor para cada 180 habitantes, uma das melhores marcas do mundo.

Sobre as atividades de integração regional, Newton Lima apresentou ações do município com o Mercosul, como a realização de três edições da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, e com a Europa, entre eles dados sobre a cooperação Brasil-Itália e o Projeto 100 Cidades, em que São Carlos e Salvador (BA) coordenam a mesa de Infância e Juventude com as cidades italianas de Trento e Turim. A Chapada Guarani, consórcio intermunicipal entre as cidades de Analândia, Brotas, Itirapina, Torrinha e São Carlos, cria um circuito turístico regional, que foi considerado pelo Ministério do Turismo como um dos 65 circuitos de turismo do país.

O prefeito apresentou ainda dados do turismo local, como a expectativa de geração de R$ 160 milhões durante o ano de 2007, além das diversas ações da Prefeitura, desde 2001, para que o turismo recebesse a atenção merecida. “Acredito que já temos muito pra comemorar nestes sete anos, mas é importante lembrar que foram 143 anos sem que a cidade se preocupasse com esse tema”, finalizou.

Na quinta, a Unidade Temática de Turismo debateu na diversos temas sobre o assunto, como o panorama turístico das Mercocidades, ações a serem empregadas para a promoção e divulgação do turismo nos países da Rede, entre outros. Após a palestra do prefeito o coordenador da UTT promoveu um debate sobre o impacto econômico do turismo e as experiências adotadas por Buenos Aires. A regionalização do turismo brasileiro foi o tema tratado pela diretora do Ministério do Turismo. A promoção do Brasil na América do Sul recebeu atenção nas palavras de José Carlos Vasconcellos, diretor da Embratur.

(05/10/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos