» EDUCADORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA GESTORES COMUNITÁRIOS PDF Imprimir E-mail



Um grupo de 20 professores e os diretores das 51 escolas municipais de São Carlos participaram, no último dia 28, no auditório da Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”, de uma formação para Gestores Comunitários, função criada a partir do Estatuto da Educação, instituído recentemente pela Prefeitura. A formação com duração de 12 horas foi ministrada por representantes da ONG Bairro Escola Aprendiz, cujo vice-presidente é o jornalista Gilberto Dimenstein. Trata-se de um laboratório de pedagogia comunitária, que vem colocando em prática a proposta de bairro escola.

Os 20 gestores comunitários foram escolhidos entre os professores efetivos da rede e divididos em seis regiões educacionais, as mesmas utilizadas pelas supervisoras de ensino, com carga horária de 40 e 10 horas. Os gestores terão o papel de criar uma ponte entre a escola e a comunidade e construir redes de relações entre esses dois universos, atuando junto a grupos internos (alunos, familiares, professores, diretores, grêmios e conselhos de escola) e externos (empresas, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos).

Seu principal desafio é mobilizar esses atores, colocando-os em contato e facilitando a interatividade entre eles, para que possam trabalhar conjuntamente com vistas a identificar e promover novas possibilidades de aprendizagem. De acordo com Carina Dantas, da Assessoria de Planejamento e Apoio Educacional da Prefeitura, esta foi a primeira etapa da formação dos gestores. “A formação é um processo contínuo até conseguirmos um formato ideal que oriente o nosso trabalho”, revelou.

Escola Aprendiz
Trata-se de uma ONG que desenvolve atividades específicas e exclusivas, levando formação a diversos espaços que trabalham com o território, relação entre Escola e o Bairro. Sendo reconhecido pelos diversos órgãos (federais, estaduais e municipais), organizações não-governamentais, instituições particulares para prestarem serviços como consultores e assessores devido ao seu notório saber, além de terem parcerias com Ministério da Educação, Unicef, Fundação Educar D’Paschoal e Unicamp.

A experiência da Cidade Escola Aprendiz foi desenvolvida na cidade de São Paulo primeiramente, e hoje se ampliou para Belo Horizonte e Nova Iguaçu-RJ, onde possui as maiores experiências de Bairro Escola como política pública inspirado no modelo criado pelo Aprendiz. Desde 2005, 9.500 educadores de diferentes regiões de todo o país já passaram pela formação. Escolas que adotam a metodologia do gestor comunitário relatam uma melhora de 90% no desempenho escolar de quem participa das atividades do Aprendiz e das trilhas educativas na comunidade.

(03/10/07)
 
 

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