» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Terapia Comunitária na UBS da Vila Izabel.



SESSÕES ABERTAS À POPULAÇÃO SERÃO REALIZADAS GRATUITAMENTE TODAS AS QUINTAS

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu aos usuários da Unidade Básica de Saúde da Vila Izabel a primeira sessão de Terapia Comunitária. Trinta e cinco pessoas integrantes do Grupo “Qualidade de Vida Saudável – Terapia Comunitária” e funcionários da unidade participaram das atividades que incluíram exercícios de movimento corporal e canto, conhecimento da técnica e concentração mental das inquietações.

Foi aberto um espaço para que os participantes pudessem falar sobre dificuldades e angústias, que muitas vezes podem ser compartilhados com o colega ao lado. Depois de relatados os problemas, por meio de uma plenária de votação foi eleito um tema e discutido em profundidade. As pessoas puderam compreender, por exemplo, como dizer “não” sem tanta dificuldade ou procurar ajuda na própria família ou grupo de amigos.

Os participantes receberam ainda um lanche natural e suco de laranja doado por comerciantes da região da unidade de saúde e acompanharam uma apresentação de música popular brasileira. As atividades tiveram a coordenação da terapeuta comunitária Denise Martins Gualtieri, da co-terapeuta Helilde Gomes e da administradora regional de saúde da Vila Izabel, Maria Inez Bertachini.

A partir de agora, a Unidade da Vila Izabel passa a realizar sessões de Terapia Comunitária todas as quintas feiras, às 15h. A sessão é gratuita e aberta à população. A UBS da Vila Izabel fica localizada na rua Vicente de Carvalho, 566, ao lado do Centro Municipal de Especialidades (CEME).

Terapia Comunitária
É uma abordagem terapêutica em grupo com a finalidade de promover a atenção primária em saúde num espaço de partilha de sofrimentos e descobertas, privilegiando o saber e a competência construídos pelas experiências de vida do indivíduo, da família e da comunidade. O principal benefício deste trabalho no sistema municipal de saúde será agregar ao “cardápio” de ações de saúde oferecido pelas Unidades de Saúde outras ferramentas de promoção de saúde, além da consulta médica, exames e medicamentos.

Em São Carlos, o processo de implantação nas unidades de saúde pretende ampliar as oportunidades de acolhimento, compreensão e transformação do sofrimento nos espaços de convivência social, identificar e direcionar demandas mais específicas de saúde mental ou física aos recursos da rede de atenção, promover saúde pela valorização das experiências e saberes presentes na comunidade, reconhecimento de sua resiliência e afirmação de seu poder de participação social.

Na terapia comunitária, após um momento inicial de acolhimento, os participantes escolhem um tema (violência, alcoolismo na família, etc.) que é contextualizado, desenvolvido e problematizado pelos participantes e terapeutas. A terapia se encerra com rituais de agregação. Busca-se a utilização de elementos da cultura popular (músicas, histórias e ditados) que auxiliem no desenvolvimento dos temas, no acolhimento do sofrimento exposto e na aproximação dos participantes.

(28/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos