» UFSCAR PDF Imprimir E-mail

Prefeito abre encontro sobre abuso sexual infantil.



NEWTON LIMA DESTACOU PROGRAMAS MUNICIPAIS DE PREVENÇÃO

O prefeito Newton Lima abriu o “I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil”, que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) até sexta, dia 28. Também participaram a vice-reitora, Maria Stela Alcântara Gil, a coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev), Lúcia Willians, o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, o técnico de desenvolvimento profissional do Senac, Antonio Sérgio Sgobbi, a criminóloga do Centre for Children and Families in the Justice System, a especialista canadense Alison Cunningham, além de outras autoridades.

Newton Lima iniciou seu discurso lamentando a morte dos dois irmãos, cujos corpos foram encontrados na terça-feira na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. Os primeiros indícios apontam que Francisco, 14 anos, e Josenildo, 13, foram torturados e sofreram abuso sexual. “É muito triste termos notícias como essa, e por isso esse evento é tão importante, pois é preciso melhorar o atendimento nessa área”, comentou.

Em seguida, o prefeito disse que iria marcar sua fala prestando contas aos participantes do encontro sobre as políticas implantadas em São Carlos a partir de 2001 para combater e prevenir o abuso sexual infantil. “Logo em março de 2001 criamos a Casa Abrigo Gravelina Teresinha Lemes para mulheres vítimas de violência doméstica”, lembrou. “De lá para cá foram 118 mulheres abrigadas acompanhadas de 190 crianças, seus filhos”, informou.

Também foram criados dois outros importantes programas. Um é o Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS) e o outro é o Programa Sentinela. O primeiro atendeu 58 casos de mulheres adultas. O Sentinela já atendeu 55 casos de crianças ou adolescentes vítimas de violência sexual. “Preciso ressaltar o trabalho preventivo que é realizado pela Secretaria de Educação, com os programas Papo Cabeça e o Trocando Figurinhas”, destacou. O programa “Papo Cabeça” é aplicado entre alunos de 5ª a 8ª série nas escolas municipais e visa à orientação sexual dos jovens. “Trocando Figurinhas” é desenvolvido junto às famílias dos alunos nas unidades de ensino do município.

Newton Lima também fez questão de lembrar o trabalho realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros de São Carlos, buscando a conscientização das famílias. “Quero ressaltar a participação dos funcionários da Saúde, Educação, Cidadania e Infância e Juventude nesse encontro com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos”, disse. Para o prefeito ainda há muito para ser feito nesta área. “Por isso a Secretaria de Infância e Juventude está trabalhando na implantação do Recriad, uma rede on-line que interligará mais de cem pontos que prestam atendimento aos jovens”, explicou.

Segundo ele, São Carlos está hoje muito mais bem preparada para tratar do tema, tanto que é uma das poucas cidades do país a implantar o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), proposta da Fundação Abrinq. “O reconhecimento externo já está ocorrendo, tanto que ganhamos o prêmio de Prefeito Amigo da Criança pelas realizações da primeira gestão e estamos trabalhando para ganhar novamente, pois é a cidade que se torna referência para o país”, finalizou.

(26/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos