» FESTA DAS NAÇÕES PDF Imprimir E-mail

Comunidade italiana foi a homenageada.





MÚSICA E DANÇA EMOCIONARAM O PÚBLICO

A “Festa das Nações: contribuição da comunidade ítalo-brasileira” realizada no final de semana, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), atraiu grande público e emocionou muitos são-carlenses de origem italiana que puderam acompanharam diversos espetáculos. Além de muita música e dança, dezenas de barracas de alimentação típica e de artesanato foram montadas na praça.

O evento fez parte das comemorações do sesquicentenário são-carlense, dentro da programação elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro, que dedicou o mês de setembro aos italianos como homenagem a sua contribuição na formação e desenvolvimento da cidade. A importância dessa contribuição foi ressaltada pelo prefeito Newton Lima quando, ao lado da esposa, Ana Lima, e do vice-prefeito Emerson Pires Leal, disse também do grande orgulho, dele e da esposa, de possuírem três quartos de ascendência italiana.

As apresentações começaram com o show de música e dança folclórica do “Circolo Italiano di Araraquara”, seguida do show da cantora são-carlense Sheila Lima e sua banda, que interpretou sucessos italianos de todos os tempos. No sábado, as atrações culturais foram iniciadas com a apresentação dos Tenores do Brasil – Ricardo e Marcello. Eles normalmente começam seus espetáculos cantando junto ao público e depois sobem ao palco, mas desta vez fizeram o show inteiro ao lado do público, já que Marcello está com o pé quebrado e teria dificuldade para subir as escadas do palco. Essa proximidade entusiasmou os espectadores e um dos momentos de maior emoção de toda a festa ocorreu quando a dupla cantou Amigos para Sempre, depois de pedir a todos os presentes para que se dessem as mãos.

O encantamento era geral, tanto entre os descendentes de italianos quanto por parte do público de outras origens. Fernanda Santiago e Marcio Santos Soares, por exemplo, os dois de Minas Gerais e doutorandos no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, não têm qualquer ascendência italiana, mas adoraram a comemoração. Ele fez questão de vestir uma camisa da Roma para participar da festa.

A apresentação da cantora italiana Mafalda Minnozzi, artista com mais de vinte anos de sucessos e apaixonada pelo Brasil desde 1996, quando veio pela primeira vez ao país, também provocou emoção. Um murmúrio de aprovação percorreu o público no momento em que ela, falando de sua carreira, contou que, no Brasil, jamais se sentiu estrangeira, pois o brasileiro recebe todos os povos com carinho.

Na noite de domingo, a primeira apresentação foi do coral “De Papo pro Ar”, da Orquestra Filarmônica de São Carlos, seguida do animado show do cantor Fred Rovella, com música, fantasias, dança, luzes e cores. Ele cantou de tudo, de rock n’roll a reggae, mas interpretou diversos sucessos italianos e fez a apoteose do show com música folclórica, levando o público a dançar a tarantela.

Mais homenagens
As atividades que encerram o mês dedicado à cultura italiana são a sessão solene, na Câmara Municipal, às 19h30 do dia 28, seguida de confraternização no São Carlos Clube, a Missa Italiana na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h do dia 29, e o Baile da Primavera, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, ainda no dia 29, a partir das 21h30.

Duas exposições também fazem parte das homenagens à comunidade ítalo-brasileira são-carlense. A mostra de arte “Itália – São Carlos 150 Anos”, no São Carlos Clube, sede Avenida, aberta até o próximo dia 30, de terça a quinta das 13h às 22h, sexta e sábado das 13h às 19h e domingo das 12h às 18h, e a exposição de painéis “A Presença Italiana em São Carlos”, produzida pela Fundação Pró-Memória, na plataforma da Estação Cultura, que pode ser apreciada diariamente, até 7 de outubro, sempre das 8h às 22h.

(24/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos