» RADIOTERAPIA PDF Imprimir E-mail

Santa Casa passa a atender pacientes do SUS.



ATENDIMENTO COMEÇARÁ A SER FEITO EM OUTUBRO

O prefeito Newton Lima anunciou na manhã desta segunda, dia 24, o credenciamento da radioterapia da Santa Casa de São Carlos pelo Ministério da Saúde, que passa a atender, a partir de outubro, também pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 40 pacientes de São Carlos são atendidos com radioterapia. Como esse serviço não era oferecido pelo SUS na Santa Casa, a Prefeitura providenciava a remoção desses pacientes para outras cidades credenciadas.

“Felizmente conseguimos resolver esse importante problema e agora nossos pacientes receberão o tratamento em São Carlos”, comemorou Newton Lima. “Além disso, terão o atendimento com o que há de mais moderno no país para este tipo de tratamento”, lembrou, referindo-se ao equipamento adquirido pela Santa Casa em parceria com médicos da cidade.

Para o anúncio estiveram presentes o vice-prefeito Emerson Leal, o presidente da Câmara Municipal Edson Fermiano, o secretário municipal de Saúde Arthur Pereira, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde Dirceu Barbano, o provedor da Santa Casa Lauriberto Wanzo, o vice-provedor, Antônio Valério Morillas Junior, e a médica Maria Letícia Silva. Também participaram diversos vereadores, autoridades e imprensa.

O vice-provedor da Santa Casa disse que a irmandade reconhece o empenho do prefeito Newton Lima para que o credenciamento saísse. De acordo com ele, a Santa Casa é um dos únicos centros do país que possuem todos os requisitos para oferecer a radioterapia. “Nós temos um equipamento moderno com capacidade de atender 90 pessoas por dia, estamos atendendo atualmente cerca de 16”, destacou Morillas.

Para Barbano, que representou o Ministério da Saúde na cerimônia, é preciso valorizar a construção do SUS no Brasil. “Via de regra, não conseguimos aprovar o que precisamos no prazo que gostaríamos, mas aos poucos as coisas acontecem”, disse. O diretor do Ministério da Saúde explicou ainda que a área de oncologia está em processo de reformulação no país. “O tratamento de câncer é um grande desafio para a humanidade”, observou.

De acordo com Barbano, São Carlos ter obtido o credenciamento do serviço de radioterapia neste momento em que ocorre a reformulação do sistema foi uma grande conquista da cidade. O prefeito Newton Lima pediu ao diretor do Ministério da Saúde que levasse os sinceros agradecimentos ao ministro José Gomes Temporão. “Sabemos que este credenciamento não foi simples, conseguimos a excepcionalidade”, ressaltou. “Que bom que o governo federal está com os olhos voltados para a história de São Carlos”, completou.

Dados positivos
Newton Lima fez questão de lembrar ainda as conquistas de São Carlos na área de saúde nos últimos 15 meses. Desde julho do ano passado foram várias as conquistas, principalmente na ampliação dos recursos para esta área junto ao governo federal. “O teto da Santa Casa era de 900 mil reais, passou para 1,256 milhão e agora, com o credenciamento da radioterapia, chega a 1,3 milhão”, explicou. Segundo ele, é um aumento de praticamente 50% no valor repassado pelo governo federal ao Fundo Municipal de Saúde.

“Esses indicadores mostram quanta bobagem a oposição ao nosso governo tem falado. Primeiro disseram que o Hospital-Escola era mentira e depois que abandonaríamos a Santa Casa”, desabafou o prefeito Newton Lima. De acordo com os números apresentados por ele, a Santa Casa nunca recebeu tantos recursos como atualmente. “Além disso, o Hospital-Escola entrará em funcionamento em algumas semanas para ajudar a Santa Casa no atendimento de nossos pacientes”, argumentou.

Por fim, Newton Lima fez questão de destacar o importante empenho da Prefeitura e da Santa Casa para realizar 1.750 cirurgias não urgentes que estavam na fila aguardando vaga. “Estamos prestes a completar um ano dessa contratualização e queremos renovar com um número maior de cirurgias/mês. É o momento de chegarmos a 200 cirurgias mês, que não são urgentes, mas precisam ser feitas, pois as pessoas sofrem com esses problemas”, finalizou. A Prefeitura investiu R$ 1,156 milhão para a realização dessas cirurgias não urgentes.

(24/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos