» 150 ANOS PDF Imprimir E-mail

Festa das Nações Ítalo-brasileira começa nesta sexta.



COMIDA TÍPICA, ARTESANATO E ATRAÇÕES CULTURAIS NA PRAÇA DO MERCADO

Nesta sexta, dia 21, às 19h, acontece a abertura da “Festa das Nações: contribuição da comunidade ítalo-brasileira”, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), onde serão instaladas dezenas de barracas de alimentação típica e de artesanato. A festa faz parte das comemorações do sesquicentenário são-carlense, dentro da programação elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro, dedicando o mês de setembro à cultura italiana como homenagem à contribuição de italianos e descendentes à formação e desenvolvimento da cidade.

Na noite desta sexta, haverá apresentações de música e dança folclórica pelo “Circolo Italiano di Araraquara” e show da cantora são-carlense Sheila Lima e sua banda, formada por Marcos Marins (voz), Fernando Ruzzi (guitarra violão), Marco Castro (baixo), Cristiano Garcia (bateria) e Cristhian (teclados). No sábado e domingo, as barracas de alimentação típica e de artesanato funcionam a partir das 16h.

No sábado, a primeira apresentação da noite é dos Tenores do Brasil – Ricardo e Marcello, interpretando canções tradicionais italianas com arranjos supermodernos. Em seguida, haverá o show da cantora italiana Mafalda Minnozzi, artista com mais de vinte anos de sucessos e que tem uma relação muito estreita com o Brasil. Ela veio pela primeira vez em 1996 para fazer shows na casa Paradiso, no Rio de Janeiro, e aqui lançou seu primeiro CD pela Som Livre. Participou de trilhas sonoras para cinema e novelas da Globo e da Record e apresentou-se em todo o país. Hoje, está em seu quinto CD, “Controvento”, produzido com a participação de músicos internacionais e brasileiros e lançado em São Paulo, no final de maio deste ano.

Na noite de domingo, a primeira apresentação é do coral “De Papo Pro Ar”, da Orquestra Filarmônica de São Carlos, seguida do show do cantor Fred Rovella, considerado hoje, segundo seus divulgadores, “o melhor show italiano do Brasil”, resultante de “sua comunicação, sua voz forte de tenor dramático, sua incrível interação junto ao público, com um repertório vastíssimo que abrange desde os clássicos, passando pela época de ouro da música italiana, Amore Scusami, Sapore di Sale, Dio Come ti Amo, Volare, até os últimos sucessos atuais e a alegria das grandes tarantelas”.

No final de semana, o Sesc também participa das homenagens à comunidade ítalo-brasileira com três exibições do filme “Vermelho como o Céu”, dirigido por Cristiano Bortone (Itália, 2006). Será nesta sexta, sábado e domingo, a partir das 19h30. O filme mostra a saga de um garoto cego durante os anos 70, lutando contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. O enredo é baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.

(20/09/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos