» SAAE INVESTE EM PARCERIAS PARA ENSINAR EQUILÍBRIO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail



Inserido na política de aumentar a eficiência da máquina administrativa, valorizar o servidor e aprimorar o atendimento ao usuário, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está trabalhando ativamente com entidades civis, estudantis e religiosas, com o intuito de apresentar os benefícios de projetos que melhoram o nosso ecossistema e geram um ambiente de desenvolvimento economicamente sustentável.

“Este planejamento sempre foi minha marca de gerenciamento, onde nos dois anos de Prohab ampliamos os cursos para montagem do aquecedor solar de baixo custo e inauguramos a Fábrica de Bloquetes e Usina de Reciclagem”, relembra o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim. “Para esta autarquia, nós traçamos a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto como prioridade, pois esta obra resgatará uma dívida ambiental de 150 anos”, complementa.

Para interagir com a comunidade, o SAAE está atuando em várias programações estratégicas definidas por uma comissão, tais como: apresentação de palestras que destacam a importância do ciclo da água, montagem de quiosque para apresentação da maquete da Estação de Tratamento de Esgoto Monjolinho, instalação de um túnel que simboliza o rio sujo e o rio limpo, visitas agendadas nas estações de água (avenida Carlos Botelho) e de esgoto (distrito de Água Vermelha) e a colocação de bebedouros em passeios ciclísticos, manifestações públicas e religiosas. “Atualmente, estamos treinando os membros de nossa comissão para que eles estejam aptos a monitorar visitas junto à construção da ETE”, informa o diretor da autarquia.

Cidadãos do futuro
Com o objetivo de despertar a consciência ecológica em jovens e adolescentes, a assistente social da autarquia se prontifica a ministrar uma palestra numa escola da rede pública ou privada, demonstrando todos os aspectos e contextos relacionados com o meio ambiente. Esta dinâmica desenvolve trabalhos educativos, de orientação básica e de esclarecimento ambiental. A principal meta é que o aluno atinja o respeito pela biodiversidade, utilize a água com parcimônia, conserve os cursos d’água, preserve os recursos naturais, não jogue lixo em locais impróprios, plante árvores, refloreste as matas ciliares e sempre valorize a natureza.

O SAAE também agenda visitas de docentes e discentes que acompanham as operações técnicas do tratamento das estações de água ou de esgoto. “Com estas questões de aquecimento global, Tratado de Kyoto e Agenda 21 sendo destaques em todas as mídias, nós temos o dever de expor a importância do ciclo da natureza”, observa Cotrim.

Para ilustrar a importância de um rio limpo, por exemplo, o SAAE já instalou em diversas escolas ou ações comunitárias, um túnel que simboliza duas etapas da importância da água. Na primeira, a criança passa por um local escuro, cheio de sujeira e entulhos, passando em seguida, para um ambiente iluminado e cheio de peixes de papel crepom, que ficam pendurados.

A área esportiva também merece atenção da direção da autarquia, que já colaborou com os passeios ciclísticos da Escola Cecília Meireles e do Colégio São Carlos, cujo evento consegue reunir toda a família. As escolas interessadas podem obter mais informações e fazer o agendamento pelo telefone 3373-6400, com Cláudio Macedo.

ETE Monjolinho
Concebido pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), a ETE Monjolinho tratará 100% do esgoto gerado no município, com uma vazão de 600 litros por segundo. Atualmente, são despejados no córrego do Monjolinho cerca de 500 l/s. A segunda etapa deverá ser implantada em 2015, prevendo o tratamento de 1.000 l/s. Estimando-se uma população de 500 mil habitantes, a terceira etapa deverá ser implementada a partir de 2055, com capacidade de tratar 1.270 l/s.

A conclusão desta obra irá proporcionar a instalação de um parque ambiental na primeira estação de energia do Estado de São Paulo e recuperará todo o ciclo biológico de três cachoeiras. “Ao devolver uma água com 90% de pureza no Monjolinho será possível atrair turistas e explorar uma bela natureza”, conclui Cotrim.

(29/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos