» MÊS DEDICADO À CULTURA ITALIANA COMEÇA COM OFICINAS PDF Imprimir E-mail

Barrado de macramé feito pela artesã Silvana Greice com cordão encerado Danitex.
Dando continuidade às comemorações do Sesquicentenário de São Carlos, o mês de setembro será dedicado à comunidade italiana, como homenagem a sua contribuição à formação no desenvolvimento da cidade. Abrindo as atividades, começam na próxima semana, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), oficinas gratuitas de macramê e de bordado da roça. A programação é elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro.
Ao longo do mês serão realizados outros eventos, compreendendo a Festa das Nações na Praça do Mercado, com barracas de artesanato, alimentação típica, atrações culturais e shows, além de sessão solene de homenagem à comunidade ítalo-brasileira na Câmara Municipal, exposição de painéis na plataforma da Estação Cultura e sessões cinematográficas no Cine Sesc.
Macramé
A oficina de macramê, ministrada por Valério Lazzarotto, com quatro aulas de duas horas cada, terá duas turmas de quinze vagas, uma no campus 1 da FESC (Rua São Sebastião, 2.828, fones 3372-1325 e 3372-1308), às quartas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 8h30 às 10h30, e outra no campus 2 (Rua Itália, 756, fone 3375-3285), às terças-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 14h30 às 16h30.
O macramé é uma técnica de tecer manual. Trabalhando com os dedos, dão-se nós aos fios (macramê significa “nó”), formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. É uma arte que remonta à pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos, usando cipó, capim ou tiras de couro. Há provas de que o macramê era praticado desde 2000 a.C: é esta a idade de um barrado assírio feito com a técnica. Primeiro como arte utilitária e posteriormente como arte decorativa, o macramê tornou-se tradicional na cultura árabe, sendo mais tarde levado à Itália e à Espanha.
Bordado da roça
A oficina de bordado da roça, ministrada por Marta Maria Triques de Oliveira, também com quatro aulas de duas horas de duração, terá igualmente duas turmas de quinze vagas, uma no campus 1 da FESC, nas tardes das terças-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 16h às 18h, e outra no campus 2, nas tardes das segundas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, das 14h30 às 17h30.
O bordado da roça, também conhecido como “bordado da vovó”, possui grande influência da imigração italiana. A coordenadora da oficina ensinará alguns dos estilos básicos, entre eles o ponto ajur, corrido ou reto, haste e correntinha.
(29/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos