» BANCO DO POVO E SEBRAE AJUDAM A PREPARAR EMPREENDEDORES PDF Imprimir E-mail



Mais de 20 pequenos e micro-empreendedores participaram do curso “Aprender a Empreender”, uma parceria do Sebrae com o Banco do Povo de São Carlos. O consultor Luís Alberto Gonçalves passou aos alunos noções básicas para que os empreendimentos possam prosperar com sustentabilidade. Os cinco dias de curso foram direcionados aos clientes que já usufruíram das facilidades que o banco oferece aos são-carlenses, como o empréstimo facilitado com juros de 1% ao mês.

Durante as aulas, que foram realizadas no auditório da Biblioteca Municipal, o consultor abordou questões como o comportamento empreendedor perante o negócio, além de passar estratégias de marketing e abordar questões financeiras de uma empresa. Gonçalves afirma que o grande entrave para o crescimento de uma iniciativa empreendedora é a parte financeira. Muitos pequenos e micro empresários demonstram pouca experiência em administrar as finanças, segundo o consultor.

“Vimos que esse grupo de pequenos empreendedores possui muitas dúvidas em relação aos custos e despesas do negócio. Quem pretende se consolidar no mercado não pode confundir o caixa da empresa, por exemplo, com o seu próprio bolso, ou seja, ao precisar de dinheiro recorrer aos fundos obtidos com a venda dos produtos”, observa. Segundo o consultor, após participar do curso, muitos empreendedores detectam erros comuns que são cometidos e, a partir da correção, ganham chances reais de atingir o sucesso no mercado formal. “A intenção do curso ‘Aprender a Empreender’ é essa: ajudar o empreendedor a migrar da informalidade para a formalidade”, acrescenta.

E quem está nessa luta é Maria de Fátima Rodrigues dos Santos. Ela possui uma pequena loja de bijuterias e acessórios há quatro anos e afirma que encontrava grandes dificuldades em crescer, pois não tem grandes noções sobre o controle das finanças. “O curso foi bastante esclarecedor. Aprendi, por exemplo, a manter um livro-caixa para saber quais foram os lucros e os gastos que tive dia a dia”, pontua. A comerciante Sirlei dos Santos Migliato também elogia a questão dos lucros e gastos enfocados pelo consultor. “Trabalho com a venda de roupas e aprendi que a porcentagem de venda incluída no comércio de uma peça não deve ser encarada apenas como o lucro, e sim como investimento na loja”, explica.

No final do curso, todos os participantes levaram para casa um certificado e saíram com uma nova visão de como devem atuar na consolidação da empresa no mercado. “O Banco do Povo de São Carlos não se preocupa apenas em oferecer o empréstimo, mas em acompanhar o cliente proporcionando-lhe oportunidades de crescer e consolidar o seu empreendimento”, disse o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Reynaldo Sorbille. “Se o pequeno empreendedor crescer, a cidade tem muito a ganhar na geração de empregos e renda”, completa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

Palestras
Dando continuidade às atividades de apoio às micros e pequenas empresas instaladas no município, a Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Sebrae e Senac, faz o lançamento, no próximo dia 30 de agosto, às 19h30, do projeto “Informática e Negócios”, composto por quatro eventos voltados ao fortalecimento de empreendimentos.

Na ocasião serão apresentadas as propostas de ações (eventos, oficinas e cursos), previstas pelo “Telecentro de Informação e Negócios” da FESC, voltadas às micro e pequenas empresas. Em seguida, será proferida a palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”, que abordará, entre outros aspectos, o desenvolvimento das empresas de forma estratégica e inovadora, as exigências do mundo empresarial moderno e as vantagens e oportunidades com a adoção de uma postura atualizada com seu tempo.

Sorbille destaca que essas atividades têm como objetivo sensibilizar os empreendedores, sejam eles formais ou informais, da importância da incorporação de recursos de informática em suas atividades econômicas, de modo a ampliar a possibilidade de sucesso de suas empreitadas. As inscrições para o evento são gratuitas e terão duas horas de duração, com início previsto às 19h30. Elas podem ser feitas na sede da FESC, à rua São Sebastião, 2.828, campus 1.

(28/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos