» CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail

Inaugurada gruta na Central de Triagem.



GRUTA ABRIGA IMAGEM DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ENCONTRADA PELOS TRABALHADORES

Encontrada em meio aos entulhos que são depositados diariamente na voçoroca existente no bairro Cidade Aracy, a imagem de São Francisco de Assis ganhou um local de devoção. No domingo, dia 26, o prefeito Newton Lima, acompanhado da primeira-dama Ana Lima, do bispo Dom Paulo Sérgio Machado, dos padres Antônio Aparecido Massari e Ronaldo Corrêa de Faria, respectivamente atual e ex-pároco da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, do vice-prefeito Emerson Leal, do presidente da Câmara Municipal Edson Fermiano, além de secretários municipais, inaugurou a gruta que acolherá a imagem do santo.

Feita em pedras com detalhes em madeira, a gruta foi financiada pelo empresário Aldomiro Pedrino, da empresa São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens, e está ao lado do barracão que acolhe a Central de Triagem e Disposição de Resíduos da Construção Civil, também conhecida entre os moradores do bairro como Entulheira do Cidade Aracy.

Antes da bênção à gruta, Newton lembrou a história da imagem, entregue a ele no dia da inauguração da central, em 14 de abril de 2007. “Fui presenteado pelos catadores com a imagem de São Francisco, que estava toda machucada, arranhada e corria o risco de virar lenha. Isso me emocionou muito e na ocasião o padre Ronaldo lembrava que o achado significava uma grande bênção de Deus ao lugar e aos trabalhadores, uma vez que o santo é o padroeiro das causas ambientais. Então, decidimos retribuir a homenagem aos trabalhadores determinando a construção do local santo”, explicou.

O bispo Dom Paulo Sérgio ressaltou o grande desafio dos administradores públicos em dar destino ao lixo produzido na cidade. Ele elogiou o trabalho social que é feito por meio da entulheira, que oferece um trabalho digno a 21 catadores do bairro. “Os catadores foram promovidos. Hoje eles estão em um trabalho mais humano”, acentuou. O vice-prefeito disse que ao eliminar a voçoroca o bairro se tornará mais aconchegante e acolhedor. “O Cidade Aracy vai se tornar um cartão-postal para a região e vai quebrar as barreiras do preconceito”, acrescentou Emerson.

A catadora Ireni Soares de Lima prestou uma homenagem ao prefeito ao ler uma carta de agradecimento às condições humanas de trabalho que a administração pública tem oferecido após a criação da central. Na inauguração da entulheira, a mesma trabalhadora também havia lido uma mensagem a Newton Lima, antes de lhe entregar a imagem de São Francisco. As pessoas que construíram e financiaram a obra, o bispo e os padres foram presenteados com um quadro contendo a imagem da gruta. Já os trabalhadores receberam uma réplica da imagem de São Francisco e uma camiseta estampando o padroeiro das causas ambientais.

São Francisco de Assis
Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios. Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão. Sonhou, então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: foi convidado a trabalhar para “o patrão e não para o servo”.

Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Em um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente”. O chamado, ainda pouco claro para Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, Francisco deu início à sua vida religiosa, “unindo-se à Irmã Pobreza”. No dia 4 de outubro celebra-se o dia de São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, entre 1181 e 1182. Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao “mais italiano dos santos e mais santo dos italianos”, proclamando-o padroeiro da Itália.

Central de Triagem
Inaugurada em 14 de abril de 2007, a Central de Triagem e Disposição de Resíduos da Construção Civil foi construída para garantir a existência da EMEB “Afonso Fioca Vitali”, o Caic do Cidade Aracy, que era ameaçada pela enorme voçoroca, prestes a consumir a estrutura da escola, bem como oferecer um trabalho digno aos 21catadores que trabalham no local.

A entulheira, como é conhecida a Central, recebe 450 toneladas de entulho por dia, perfazendo uma média de 130 caçambas. Plásticos, alumínio, papelões e madeiras são recolhidos pelos catadores. Os recicláveis são comercializados em depósitos de sucata. Já as madeiras são vendidas para pizzarias e padarias com o intuito de alimentar os fornos dos estabelecimentos. Além da Central de Triagem, a cidade dispõe de uma lei sobre Gestão Sustentável dos Resíduos da Construção Civil (sancionada em 2006) e a Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos, sob a responsabilidade da Prohab.

(27/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos