» PREFEITO PRESTA HOMENAGEM À COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima participou na noite de quinta, dia 23, da sessão solene da Câmara Municipal que homenageou a comunidade nipo-brasileira nas pessoas dos senhores Mário Keihu Sucomine e Hidesada Iza e da senhora Tami Toyama. A sessão faz parte das comemorações dos 150 anos de São Carlos, que no mês de agosto rendeu homenagens à colônia japonesa, com diversas atividades, inclusive a Festa das Nações entre os dias 10 e 12.

A sessão foi presidida pelo vereador Edson Fermiano e a oradora foi a vereadora Laíde das Graças Simões. Também estava presente a diretora da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo. Durante a sessão o prefeito fez questão de dar os parabéns à comunidade nipônica pelo engajamento na Festa das Nações. “A Festa estava muito bonita, podíamos perceber o envolvimento de toda a comunidade”, comentou Newton Lima. A Festa das Nações reuniu milhares de pessoas.

Durante entrevista para a imprensa, o prefeito fez questão de convidar a população para participar das atividades que ainda estão ocorrendo. “Temos a exposições no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira e na Estação Cultura”, lembrou. A exposição “O Olhar Oriental” na Casa de Cultura Afro-Brasileira vai até 9 de setembro. Já na Estação Cultura, a exposição “A Presença Japonesa em São Carlos” vai até 16 de setembro. Neste sábado e domingo ocorre a oficina de papagaios e pipamodelismo, com demonstração no domingo no Parque do Kartódromo a partir das 9h.

“Queria agradecer à comunidade japonesa pela grande influência que transmitiram para nós”, observou Newton Lima, referindo-se à gastronomia e à cultura, principalmente. “Sem contar a importância que tiveram na agricultura, indústria, comércio e serviços”, salientou.

Homenageados
Mário Keihu Sucomine
Natural de Araraquara, tem hoje 74 anos, dos quais a maior parte viveu em São Carlos. A família trabalhou na lavoura para dar condições aos filhos de estudarem e terem uma carreira. Mário foi o primeiro filho de imigrantes residentes em São Carlos a cursar a USP, formando-se engenheiro e trabalhando na antiga fábrica de tratadores, CBT.

Tami Toyama
Ela nasceu em Guatapará e veio para São Carlos muito pequena. Hoje tem 87 anos. Foi casada com Kietiro Toyama. Atuou no comércio, principalmente no Mercado Municipal. A família chegou em São Carlos em 1924, sendo uma das primeiras a se estabelecer na cidade.

Hidesada Izad
Com 83 anos, o senhor Hidesada chegou na cidade em 1946, vindo de Matão. Com os irmãos fundou a fábrica de Guaraná São Carlos, que mais tarde seria vendida. Após a venda, Hidesada passou a trabalhar na lavoura para sustentar sua família.

(24/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos