» COMDEMA APROVA MOÇÃO PEDINDO A PERMANÊNCIA DO DEPRN PDF Imprimir E-mail

Em reunião que aconteceu na quinta, dia 23, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, os membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) aprovaram uma moção pedindo a permanência do escritório técnico do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) em São Carlos.

O documento será enviado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), que pretende transferir o departamento para Araraquara até maio de 2008, reivindicando junto ao governo do Estado a implantação de unidades regionais da Agência Ambiental Paulista tanto em Araraquara, a ser nucleada pela unidade da Cetesb, como em São Carlos, nucleada pela unidade do DEPRN.

A moção ressalta que o escritório técnico do órgão, ao longo de mais de duas décadas, desenvolveu um trabalho que possibilitou ao município alcançar resultados expressivos em relação à conservação e recuperação florestal. Atualmente, cerca de 23% do território municipal são revestidos por vegetação nativa, enquanto a média estadual é de 8%. Além disso, quase 20% destas áreas de vegetação nativa estão devidamente averbadas em cartório como reserva florestal legal.

“Até agora não recebemos nenhuma informação oficial sobre a desativação do escritório do departamento, mesmo assim o Comdema está se precavendo e se mobilizando para evitar essa ação”, explicou Paulo Mancini, coordenador adjunto do conselho e diretor de Políticas Ambientais da Prefeitura.

No documento, o Comdema ressalta a integração que o DEPRN conquistou junto à comunidade são-carlense, incluindo entidades ambientalistas, Polícia Ambiental e Ministério Público. Observa que a cidade é um importante pólo regional científico, tecnológico e industrial e a demanda pelos serviços, tanto do órgão como da Cetesb, advindos de São Carlos e região, é bem maior que a região de Araraquara.

“Existem atualmente unidades regionais da Cetesb em cidades próximas entre si, como por exemplo, Limeira, Piracicaba, Americana e Campinas, cujas distâncias são similares às de São Carlos e Araraquara, e pensamos que esses argumentos possam sensibilizar o secretário do Meio Ambiente Xico Graziano”, disse Mancini.

Os conselheiros aplaudem a constituição de uma Agência Ambiental Paulista, mas sublinham a importância de prover aos órgãos que realizam a gestão ambiental do Estado de São Paulo os recursos humanos e materiais para que realizem suas funções com maior eficácia e maior agilidade, finaliza o documento, que será enviado nos próximos dias.

(24/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos