» EXPOSIÇÃO NO MERCADO MUNICIPAL HOMENAGEIA RAUL SEIXAS PDF Imprimir E-mail


Para celebrar os 18 anos da morte do cantor e compositor Raul Seixas, o Mercado Municipal Antonio Massei está expondo um interessante acervo deste músico, que é considerado pela crítica especializada, a maior lenda do rock brasileiro. Esta exposição engloba discos raros, fotos exclusivas, posters, revistas, recortes de jornais e uma TV com DVD apresentando diversas entrevistas e shows.

“Esta mostra é muito importante para relembrar a memória de um dos maiores ídolos de uma geração, que alimentou sonhos, formulou novas ideologias e revolucionou muitos conceitos de nossa sociedade”, observa o chefe de Divisão do Mercado, Landerson Batata. Todo este material estará exposto na sala de administração do Mercado até o dia 6 de setembro, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 14h, aos sábados.

Se estivesse vivo, Raul teria 62 anos completados no dia 28 de junho. Sua grande influência foi o rock-and-roll da década de 1950, que ouviu muito nos discos emprestados pelos vizinhos, funcionários do consulado norte-americano em Salvador. Aos 12 anos fundou o conjunto The Panthers (mais tarde Os Panteras), primeiro grupo de rock de Salvador a usar instrumentos elétricos, passando a tocar em cidades do interior baiano.

Começou a estudar direito, mas abandonou o curso para se dedicar à música. Em 1967, Jerry Adriani apresentou-se ao vivo em Salvador, acompanhado pelos Panteras, e se entusiasmou com o grupo, convencendo-os a se mudarem para o Rio de Janeiro, onde gravaram pela Odeon (mais tarde EMI) seu primeiro disco LP, Raulzito e os Panteras. De 1968 a 1972 trabalhou como produtor da CBS.

Raul produziu e lançou, em 1971, o LP Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta sessão das dez, com músicas de sua autoria e em parceria com Sérgio Sampaio, tendo ambos como intérpretes Míriam Batucada e Edy Star. Apresentou-se no VII FIC (transmitido pela TV Globo) em 1972, com duas músicas, Let Me Sing, Let Me Sing e Eu sou eu, Nicuri e o diabo. Contratado em 1972 pela Philips, gravou o LP Os 24 grandes sucessos da era do rock, no qual aparecia creditado apenas como produtor e arranjador. Em 1975, com Raul já famoso, este LP seria relançado com seu nome e novo título, 20 anos de rock.

Seu primeiro grande sucesso como intérprete foi Ouro de tolo, em 1973, incluída em seu primeiro LP solo Krig-há, Bandolo!, do mesmo ano e que incluiu outros êxitos, como Metamorfose ambulante, Mosca na sopa e Al Capone (com Paulo Coelho). Seu sucesso se consolidou com os três LPs seguintes, Gîtâ (1974), Novo aeon (1975) e Há dez mil anos atrás (1976).

(21/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos