» CULTURA JAPONESA PDF Imprimir E-mail


Oficina e revoada de pipas no fim de semana.

DIVERSAS ATIVIDADES HOMENAGEIAM A COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA

A programação comemorativa dos 150 anos da cidade, organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro e que durante o mês de agosto homenageia a comunidade de imigrantes japoneses, continua nesta semana com novas atividades. A partir desta quarta, dia 22, até 16 de setembro, na Estação Cultura (plataforma da Estação Ferroviária), estará aberta à visitação pública a mostra de painéis “A Presença Japonesa em São Carlos”. Na sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26, sempre a partir das 19h30, o CineSesc exibirá o filme “O Samurai do Entardecer” (Japão, 2002, direção de Yôji Yamada).

Oficinas de pipas
No sábado, no Ginásio de Santa Felícia, haverá três oficinas de pipas de uma hora de duração cada, com exposição e demonstrações de seu uso coordenadas por Ken Yamazato. São 75 vagas divididas em turmas – a partir das 13h30, das 14h30 e das 15h30 – e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pessoalmente na Estação Cultura ou pelo telefone 3373-2700 com Juliana Pereira.

A história das pipas se confunde com o desejo do homem de voar. Há mais de dois mil anos, os chineses colocaram os primeiros papagaios de seda colorida no céu. Com o tempo foram levados aos países vizinhos, Coréia e Japão, e depois alcançaram o mundo. A tradição das pipas japonesas (takô) surgiu no século 10. Elas eram utilizadas como ornamento e brinquedo da aristocracia, e também como instrumento de transmissão de mensagens militares. Também eram empinadas em ritos religiosos, para afugentar maus espíritos e pedir boa colheita e saúde. Mais que um simples brinquedo, os papagaios tiveram importante papel auxiliar em algumas das mais importantes invenções dos últimos séculos, como o telégrafo sem fio, o pára-raios e o avião.

O coordenador das oficinas, Ken Yamazato, é reconhecido oficialmente pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo como o primeiro engenheiro de papagaios do Brasil. Detém o recorde pan-americano, por ter empinado a maior pipa, de 481 metros quadrados, no antigo aeroporto de Maringá (PR). O professor também venceu por oito vezes consecutivas o Campeonato Paulista de Pipas e bateu novo recorde em 1999, colocando no ar 3.344 papagaios em apenas uma linha em Londrina (PR). É autor do livro “Engenheiro de pipas – o invasor dos ares”, de 2005.

Já no dia 23, às 19h30, a Câmara Municipal de São Carlos realiza sessão solene de homenagem à comunidade nipo-brasileira. No dia 26, a partir das 10h, no Parque do Kartódromo, haverá revoada de pipas, além de atrações culturais com os grupos Taikô Yamabuki (Suzano, SP) e Tomo No Kai (São Carlos), recreação e demonstrações de jogo de beisebol, encerrando os eventos do mês dedicado à cultura japonesa.

(21/08/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos