» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberam a visita de uma equipe de representantes do Ministério da Saúde que vieram a São Carlos para conhecer o processo de implantação do curso de Medicina, a consolidação da Rede Saúde-Escola e a operação do 1º módulo do Hospital-Escola Municipal, que ainda entrará em funcionamento. Ao final da visita, a equipe participou de uma audiência com o prefeito Newton Lima no Palacete Conde do Pinhal.



PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E UNIVERSIDADE DESPERTOU A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Com o objetivo de conhecer a implantação do curso de Medicina da UFSCar que forma a primeira turma em 2011, a implantação do sistema de residência médica multiprofissional, como será a operação do primeiro módulo do Hospital-Escola Municipal, a inserção destas ações no sistema municipal de saúde e a consolidação da Rede Saúde-Escola, a universidade e a Prefeitura receberam nesta sexta, dia 17, uma visita técnica de representantes do Ministério da Saúde que vieram à cidade conhecer essa parceria de inovação em Saúde.

Ana Estela Haddad, coordenadora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Adail de Almeida Rollo, diretor de Programa de Qualificação de Redes Assistenciais, Arthur Pereira, secretário municipal de Saúde, José Rubens Rebelatto, membro da comissão de implantação do Hospital-Escola, Romeu Cardozo Rocha Filho, pró-reitor de pós-graduação, Manuel Fernando Martins, pró-reitor de administração, Roberto Tomasi, pró-reitor de graduação, Maria Luisa Emmel, pró-reitora de extensão, foram recepcionados pelo reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho.

Ainda pela manhã a comitiva, juntamente com professores, alunos do curso de Medicina, preceptores e as coordenações dos cursos de Medicina e Residência Multiprofissional puderam conhecer no anfiteatro da Unidade Saúde Escola (USE), a apresentação do curso de Medicina e o desenvolvimento da parceria entre UFSCar e Prefeitura. No período da tarde houve uma visita ao Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. “Horácio Carlos Panepucci” para conhecimento das instalações do primeiro módulo, programa de residência e do sistema de saúde local.

A visita a São Carlos foi encerrada numa audiência com o prefeito Newton Lima na Prefeitura, que contou também com a presença do diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e ex-secretário de Saúde de São Carlos, Dirceu Barbano, da coordenadora do curso de medicina da UFSCar, Valéria Vernaschi Lima, da diretora do Departamento de Atenção Básica Marilda Siriani de Oliveira e de professores do Departamento de Medicina.

O prefeito Newton Lima avaliou a visita como de extrema importância. “A nossa expectativa é inaugurar o primeiro módulo do nosso hospital ainda dentro das comemorações dos 150 anos para atender a população de São Carlos e região”, afirmou. Newton Lima reforçou ainda que o trabalho será intensificado para a execução das obras do segundo módulo. “A nossa expectativa é de que o convênio das obras seja assinado o mais rápido possível”.

Ana Estela Haddad lembra que o Departamento de Gestão da Educação na Saúde já enviou recursos de investimento para implantação do curso de graduação e também está apoiando o programa de residência multiprofissional com 46 residentes já em atividade com bolsa preceptória e vamos iniciar agora o processo de certificação desses cursos. “O projeto é inovador e caminha dentro das propostas das políticas de educação em saúde do ministério e os resultados mesmo no início de implantação são positivos”, disse.

Adail Almeida Rollo vê com muita a alegria a ousadia do prefeito Newton Lima na implementação das políticas em saúde do governo Lula. “São Carlos já tem o SAMU, a Farmácia Popular, um CEO já efetivado, vai inaugurar brevemente um importante Pronto-Socorro, expandiu o Programa de Saúde da Família e terá um compromisso à disposição e parceria do Ministério para a segunda etapa, para enfrentar o déficit de leitos hospitalares”.

Adail também elogiou o curso de Medicina da UFSCar, a quem atribuiu como sendo “um dos mais avançados do Brasil, seguindo padrões dos melhores cursos que nós temos em países da Europa, trabalhando o forte vínculo dos estudantes e dos residentes com a comunidade”. Para o reitor da UFSCar, o ministério veio a São Carlos conhecer este novo tipo de relacionamento entre a universidade e o município para a melhoria do SUS. “A inovação em saúde em São Carlos está sendo construída na prática e também só foi possível pela mudança da concepção política tanto em nível federal quanto em nível municipal, que tem nos apoiado nos desafios de fazer a assistência da população”, disse Baptista Duarte.

A parceria, que compreende além do curso o próprio Hospital-Escola, ainda segundo o reitor, não se esgota em um ou dois anos porque é a construção de um grande projeto em saúde com benefícios a todos a médio e longo prazo – a população com melhoria da assistência, e a universidade, com a formação dos profissionais.

José Rubens Rebelatto explica que o trabalho de formação dos profissionais de maneira integrada com a rede municipal de saúde é exatamente aquilo que o Ministério da Saúde vem pregando. “A comissão veio verificar in loco uma instituição que está fazendo exatamente aquilo que é recomendado pelo ministério, e a conjunção desta concepção geral do ministério com aquilo que nós estamos fazendo é fundamental para se verificar que os recursos despendidos estão sendo aplicados naquilo que foi destinado como também para a obtenção de recursos para novos projetos”.
O secretário municipal de Saúde recorda que o Ministério da Saúde tem incentivado e implementado políticas de novas tecnologias em saúde, e “a nossa parceria com a UFSCar e a constituição da Rede-Escola mostram que estamos no caminho certo e o ministério veio nos trazer total apoio para que possamos concluir a segunda etapa da nosso Hospital-Escola Municipal”.

(17/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos