» SAÚDE: EQUIPES VÃO INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS PDF Imprimir E-mail



O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC) e a UFSCar, acaba de realizar no prédio do curso de medicina da universidade uma das etapas do curso de capacitação para as equipes de saúde da atenção básica visando à promoção da atividade física pela população usuária do serviço de saúde. Foram capacitados 42 profissionais de saúde entre diretores das Administrações Regionais de Saúde (ARES), fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros da rede municipal de saúde, além de residentes de educação física e de fisioterapia. O curso teve como palestrantes Mário Bracco e Douglas Andrade, do Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

Segundo os palestrantes, a atividade física como a caminhada com intensidade moderada, realizada por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, já é suficiente para se prevenir problemas cardiovasculares. Os alunos puderam conhecer também a exposição de um briefing dos trabalhos do grupo de caminhada da USF do Romeu Tortorelli, grupo de práticas corporais e atividades físicas da USF de Água Vermelha, grupo de práticas corporais e atividades físicas da Administração Regional do Cidade Aracy, grupo “Cuidando da hipertensão arterial e do diabetes melittus” na USF do Jockey Clube, grupo de coluna da Administração Regional da Vila São José, entre outros.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marilda Siriani de Oliveira, a capacitação dos profissionais traz benefícios como “aumento do comprometimento dos supervisores e das equipes de saúde da Atenção Básica com as ações de promoção da atividade física; possibilita a identificação das atividades possíveis e as soluções encontradas para a implementação e monitoramento dos grupos de atividade física e práticas corporais nas Unidades de Saúde e capacita os profissionais médicos e enfermeiros para a promoção da atividade física, quando esta ação é contemplada nos planos de cuidados dos usuários”.

É importante ressaltar ainda, de acordo com Marilda, que antes de qualquer atividade física a população deve fazer uma avaliação com a equipe da unidade de saúde mais próxima de sua residência para que a atividade física seja recomendada como terapia preventiva e promotora de saúde às pessoas de todas as idades.

As atividades variam de acordo com a idade e a condição física de cada pessoa, mas entre as atividades recomendadas estão: caminhada, alongamento e demais exercícios físicos, a realização de práticas corporais como capoeira, dança, lian gong e a prática de diferentes esportes. Todas estas ações devem ser realizadas no sentido da melhoria da qualidade de vida da população e redução dos agravos e dos danos decorrentes das doenças não transmissíveis.
A capacitação agora será estendida nesta quinta, dia 9, e sexta, dia 10, para os profissionais médicos e enfermeiros prescritores de atividades físicas.

(08/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos