» SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Diversas atividades marcaram a Semana Mundial da Amamentação, comemorada em São Carlos desde o início do mês. Com o tema “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, as atividades buscaram reforçar a importância da amamentação desde os primeiros momentos de vida da criança. Foram realizadas oficinas, palestras, exposições e discussões temáticas, entre outras. A programação foi encerrada com uma sessão de pintura de quadros sobre o tema.




ATIVIDADES ENCERRAM A SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Com uma sessão especial de pintura de quadros pela artista plástica Daniela Caburro, retratando a amamentação e o carinho materno como forma de atrair a atenção sobre o tema, um trabalho em grupo de convivência reunindo mães e avós incentivando o aleitamento materno na Unidade de Saúde da Família do Jardim Gonzaga e um chá de mães e servidores da saúde na Unidade Básica de Saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, encerraram-se nesta terça, dia 7, as comemorações da Semana Mundial da Amamentação. As atividades estão sendo realizadas desde o dia 1º pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, através do Grupo Técnico de Atenção à Saúde da Criança e de Apoio ao Aleitamento Materno.

Durante toda a semana, diversas unidades de saúde do município, incluindo a Maternidade da Santa Casa, desenvolveram uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial da Amamentação, tendo em vista o importante papel da educação no resgate da cultura da amamentação. Entre as atividades estiveram a realização de oficinas, palestras, exposições, grupos de educação em saúde para trabalhar o aleitamento materno como primeiro alimento do bebê e discussões temáticas sobre as vantagens do aleitamento materno para o bebê, para a mãe e para a sociedade.

Houve também uma explanação sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Mamadeiras e Chupetas (NBCAL). Nas unidades de saúde, as mães puderam compreender que amamentar na primeira hora após o parto é um direito da mulher e da criança e essa prática traz benefícios para a mãe e o bebê como o favorecimento do vínculo afetivo mãe-filho; ajuda na descida do leite; facilita a adaptação do bebê à vida fora do útero; ajuda a contrair o útero, facilitando a saída da placenta.

Nesse ano, a Semana de Amamentação teve como tema “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, buscando reforçar a importância da amamentação desde a primeira hora de vida da criança.

Benefícios
Para a criança são muitos os benefícios do aleitamento materno, já que o leite da mãe possui os nutrientes necessários na quantidade ideal como proteínas, carboidratos, gordura, além de anticorpos que fornecem proteção para o bebê e tornam o seu crescimento e desenvolvimento saudável. As mães compreenderam que estar amamentando também traz benefícios para a mãe, pois ajuda a voltar mais rapidamente ao peso normal, é método contraceptivo, evitando nova gravidez, previne contra câncer de mama, entre outros.

Outra dúvida também esclarecida foi a de que não existe mãe que produza pouco leite; tudo depende da forma como a criança mama ou suga o leite, e a orientação para a amamentação adequada é feita nas unidades de saúde. Outra crença que também foi esclarecida é o boato de que a mulher que está amamentando tem que comer em dobro. Segundo os profissionais de saúde, isso não é verdade. É preciso ter uma alimentação correta, equilibrada, mas a quantidade de alimento ou de energia de quem amamenta precisa ser de apenas 500 calorias a mais por dia (um bife, dois copos a mais de leite).

As mães aprenderam também que o período correto para aleitamento materno exclusivo – só leite materno, sem água, sem chá, sem chupeta, sem mamadeira, só o peito – deve ser feito por 6 meses e complementado (introdução de fruta, papinha) por dois anos ou mais.

(07/08/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos