» ATIVIDADES MARCAM A SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO PDF Imprimir E-mail



O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo Técnico de Atenção à Saúde da Criança e de Apoio ao Aleitamento Materno, em parceria com a UFSCar, realiza a partir desta quarta, dia 1º, nas unidades de saúde do município, incluindo a Maternidade da Santa Casa, uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial da Amamentação, tendo em vista o importante papel da educação no resgate da cultura da amamentação.

Comemorada de 1º a 7 de agosto, o tema da semana será “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, que busca reforçar a importância da amamentação desde a primeira hora de vida da criança. Entre as atividades que estarão sendo desenvolvidas estão oficinas, palestras, exposições, grupos de educação em saúde para trabalhar o aleitamento materno como primeiro alimento do bebê e discussões temáticas sobre as vantagens do aleitamento materno para o bebê, para a mãe e para a sociedade.

No sábado, dia 4, às 9h, haverá uma palestra no Anfiteatro da Unimed sobre o tema “Amamentação na 1ª Hora, Proteção sem Demora”, proferida pela pediatra Keiko Teruya e o obstetra Sérgio Toledo. Haverá também uma explanação sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Mamadeiras e Chupetas (NBCAL): O que é? Para que serve? Pesquisa dos rótulos de alimentos infantis/bicos/chupetas, para ver as frases de advertência.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que amamentar na primeira hora após o parto é um direito da mulher e da criança e essa prática traz benefícios para a mãe e o bebê como o favorecimento do vínculo afetivo mãe-filho; ajuda na descida do leite; facilita a adaptação do bebê à vida fora do útero; ajuda a contrair o útero, facilitando a saída da placenta. Outra orientação importante é a de que até os seis meses de vida o bebê necessita receber somente leite materno, sem água ou chazinho. Após essa idade, o bebê deverá receber outros alimentos e continuar amamentando no peito.

Educação permanente
Vale lembrar que desde o mês de fevereiro desse ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de 5 turmas do curso de aleitamento materno para os profissionais da equipe materno-infantil que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde. O objetivo é dar prosseguimento ao processo de educação permanente de seus servidores a fim de nortear a assistência de qualidade às gestantes, mães e seus familiares, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Participaram dos cursos cerca de 120 profissionais entre pediatras, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ginecologistas, agentes comunitários de saúde, dentistas e nutricionistas com capacitação para a implantação dos 10 passos que são utilizados como pré-requisito para a concessão às unidades de saúde do título de Unidade Básica Amiga da Amamentação (UBAAM). Entre os passos estão orientação às mulheres e aos seus familiares sobre as vantagens do aleitamento materno, orientação sobre os riscos do aleitamento artificial e o risco do uso de chupetas e mamadeiras, promoção de grupos de gestantes para a troca de experiências entre as mães.

A orientação nas unidades é feita através de norma escrita, com banners informativos e horários das atividades em grupo. “Uma padronização da conduta dos profissionais para que estejam atualizados nos conceitos de saúde para orientar as gestantes e as mães com os bebês”, explica a enfermeira Rosa Maria Castilho Martins, do Grupo Técnico de Apoio ao Aleitamento Materno.

(31/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos