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Equipe participa de simulado de atendimento às vítimas.





SOCORRISTAS PUDERAM SIMULAR TODAS AS TÉCNICAS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Você se assustaria ao ver ambulâncias e equipes de socorristas do SAMU atendendo vítimas com fratura exposta, queimados, baleados, esfaqueados ou uma jovem debaixo de uma motocicleta? As cenas que chamaram a atenção de quem passava ao lado do prédio da Medicina da UFSCar faziam parte de um curso de capacitação em Suporte Básico Vida (BLS) para condutores e auxiliares de enfermagem do SAMU, para cumprir exigência do Ministério da Saúde de padronização de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), referência no socorro de urgência e emergência em todo o país.

A capacitação foi oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde com coordenação da Fundação Educacional São Carlos, por meio da Escola Municipal de Governo, responsável pela emissão do certificado, em parceria com a UFSCar, que cedeu equipamentos e instalações. Foram 40 horas-aula, em que os profissionais de saúde puderam aperfeiçoar e treinar por meio de simulações todas as técnicas de atendimento pré-hospitalar, desde as emergências clínicas, avaliação e identificação do estado da vítima, técnicas de imobilização, reanimação cardiopulmonar, desengasgo, até o contato com a regulação e passagem do exame para diagnosticar qual é a melhor unidade de saúde para encaminhar a vítima.

Os profissionais se revezaram, ora fazendo o atendimento ora encenando o papel de vítima, mas procurando tornar o mais real possível a simulação. O curso foi coordenado pela enfermeira dos bombeiros e SAMU/SP, Flávia Vernaschi Lima, que ficou surpresa com o potencial da equipe do SAMU de São Carlos ao demonstrar familiarização com as técnicas e simulação de atendimento das vítimas.

Ela enfatiza que mesmo com diferença entre uma situação real e de simulação, quando mais acostumados os profissionais estiverem na realização das técnicas, menores serão as surpresas e melhor será a decisão do profissional de saúde. “A agilidade na tomada de decisões é importantíssima porque tempo é vida, e para isso não só velocidade como eficiência e eficácia são primordiais no atendimento para que a vítima possa ser assistida com segurança e boa evolução clínica, garantindo sua sobrevida na saída do hospital”, disse.

A enfermeira explica que no suporte básico há a necessidade de se capacitar tanto o condutor quanto o auxiliar de enfermagem para que haja uma unificação do trabalho em equipe e um perfeito entendimento durante a ocorrência. O condutor Marcos Aurélio Dotta disse que “o curso deu a segurança de atender melhor a nossa população e nos ensinou técnicas de condução com segurança”. Já a auxiliar de enfermagem Sonia Regina Pacagnan reconhece que “a nossa responsabilidade é muito grande e para nós da área de saúde é importante a atualização das técnicas que vão garantir a eficiência do atendimento, porque tempo é vida”.

Vale lembrar que a Prefeitura tem promovido a educação permanente dos servidores de diversas secretarias municipais com o objetivo de melhorar ainda mais a prestação de serviços para a comunidade. Francisco Luiz Neo, chefe da divisão administrativa da Unidade de Pronto-Atendimento da Avenida São Carlos lembra que o curso foi solicitado na Secretaria Municipal de Saúde porque a equipe do SAMU precisa estar preparada para dar o atendimento primário às vítimas.

“O grande benefício é que a avaliação primária do auxiliar de enfermagem, que são os olhos do médico regulador, vai dar um tempo/resposta mais rápido na remoção do paciente para uma unidade de pronto-atendimento ou Serviço Médico de Urgência da Santa Casa”, disse Neo. O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, reforça que “a capacitação foi um esforço concentrado da secretaria em parceria com a FESC e a UFSCar para capacitar os nossos servidores com garantia da ampliação dos conhecimentos e agilidade na técnica da assistência em saúde”.

O coordenador médico do SAMU, Daniel Luporini, diz que a capacitação “padroniza o atendimento da equipe, baseado em condutas internacionais de saúde onde todos ganham: o médico que adquire mais confiança nos seus auxiliares e enfermeiras e a população que recebe um atendimento preciso e ágil”.

(24/07/07)
 
 

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