» PASSE EMPREGO PDF Imprimir E-mail

Mais de 95 mil vales-transporte distribuídos.



PROGRAMA ATENDE DESEMPREGADOS CADASTRADOS NO BALCÃO DE EMPREGOS

Implantado em maio de 2006, o Passe Emprego, programa que visa atender pessoas desempregadas cadastradas no Balcão de Empregos e que buscam a recolocação no mercado de trabalho ou requalificação profissional, já distribuiu mais de 95 mil vales-transporte. O programa já beneficiou 1,8 mil trabalhadores desempregados. Em 14 meses de programa foram investidos mais de R$ 165 mil.

“A criação do Passe Emprego teve como objetivo facilitar a procura pelo emprego, uma vez que uma das dificuldades de quem está sem trabalho é conseguir recursos para se locomover”, pontua o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reynaldo Sorbille. Alguns critérios são estabelecidos para participar do Passe Emprego. É obrigatório morar em São Carlos, ter idade igual ou superior a 16 anos, estar desempregado há mais de dois meses e não estar recebendo seguro-desemprego. O interessado não pode estar inscrito em outro programa social de isenção de tarifa de vale-transporte na cidade.

“Nosso objetivo maior é de um dia podermos dizer que não é mais necessário fornecer vales-transporte, pois não existirá mais desempregados em São Carlos. Mas, enquanto esse sonho não se concretiza, vamos dar a nossa parcela de contribuição para tentar ajudá-los a encontrar trabalho”, salientou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

Para ampliar o número de cursos oferecidos aos desempregados, deve ser firmado, a partir de agosto, um acordo com a Escola do Sindicato dos Metalúrgicos, que disponibilizará vagas em seus cursos às pessoas que participam do Passe Emprego. “Hoje existe um grande número de desempregados que se requalificam nos cursos oferecidos na Universidade Aberta do Trabalhador, da Fundação Educacional São Carlos, e essa parceria com o sindicato vem a ampliar o leque de oportunidades aos trabalhadores, que buscam retornar ao mercado de trabalho”, explica Sorbille.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Rosalino de Jesus de Barros, disse que o programa é uma forma positiva de ajuda ao desempregado. “Tudo o que se faz para ajudar o trabalhador é bem-vindo”, sublinha. A vendedora Abel Cardoso de Paula, moradora no bairro Antenor Garcia, sofreu na pele o drama do desemprego. Durante três meses ela recebeu passagens e conseguiu um trabalho temporário em uma loja. “O Passe Emprego foi uma ferramenta importante para minha recolocação no mercado de trabalho. Foi um trabalho temporário, mas foi com os vales-transporte fornecidos pelo Balcão de Empregos que consegui entregar currículos e ser chamada em uma empresa”, comemora.

A doméstica Eva Ribeiro Baldano ficou sem emprego durante 12 meses. Quando ela recebeu a carta dando conta de que faria parte do Passe Emprego não se conteve de felicidade. “Moro no Santa Felícia e dependo muito do ônibus para procurar emprego. Na minha opinião esse benefício foi a melhor coisa que a cidade fez para os desempregados”, acredita.

Loana Theodoro Barbosa conta que recebe as passagens de ônibus há seis meses. Antes de o Passe Emprego surgir para auxiliá-la, a mulher tinha de encarar uma longa caminhada diária na busca por trabalho. “Saía do Jockey Clube a pé para encontrar emprego. Quando chegava ao centro da cidade já estava cansada, desmotivada... o Passe Emprego atua como um grande incentivo para os desempregados batalharem ainda mais para saírem de uma situação difícil”, resume.

Outros programas
Além do Passe Emprego, outros dois programas proporcionam a distribuição de vales-transporte em São Carlos: o Passe Cidadão e o Passe Esportivo Social. Desde junho do ano passado, o Passe Esportivo Social, criado por meio de uma lei municipal de 2006, oferece transporte coletivo gratuito aos atletas participantes dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. São disponibilizadas 3.800 passagens mensais para mais de 100 atletas de aproximadamente 10 associações esportivas.

Famílias carentes e entidades assistenciais cadastradas são atendidas, há dois anos, pelo Passe Cidadão. Todos os meses o programa concede 8.230 vales. O prefeito Newton Lima enfatiza a integração das Secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Cidadania e Assistência Social, Esportes e Lazer, Transporte, Trânsito e Vias Públicas para o sucesso dos três programas. “Completamos desta forma o ciclo que começou com o Passe Cidadão, em seguida o Passe Emprego e o Passe Esportivo Social. Os programas atendem as necessidades de diversos segmentos, além de trazer dignidade a quem, por motivos distintos, não pode pagar a passagem”, destaca.

(20/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos