» PALESTRA NA CASA DO TRABALHADOR REÚNE PEQUENOS EMPRESÁRIOS PDF Imprimir E-mail



A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o Banco do Povo e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promoveram uma palestra para 32 micro e pequenos empreendedores na noite de terça, dia 17, na sede da Casa do Trabalhador. O propósito era fazer com que essas pessoas, que já fizeram empréstimos no Banco do Povo, pudessem receber orientações de especialistas para que o comércio prospere e possa gerar empregos e renda para São Carlos no futuro.

Participaram do evento o secretário da pasta e vice-prefeito Emerson Leal, o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reynaldo Sorbille, e o analista de informação do Sebrae, Antônio Volante Júnior. A iniciativa de chamar o Sebrae para organizar a palestra começou quando os agentes do banco detectaram as principais dificuldades do pequeno empresário na administração do negócio. “Quando há o pedido de empréstimo o agente traça o perfil da pessoa, que muitas vezes não tem noções básicas de administração. Então, a partir dessa constatação é que chamamos o Sebrae para poder orientar esse futuro ou já consolidado empreendedor”, relatou Reynaldo.

Em muitos casos o cidadão solicita o empréstimo para dar início a um negócio, mas não sabe como lidar com o fluxo de caixa e sequer mantém controle sobre a entrada e saída de mercadorias. “O controle da movimentação se restringe às notas fiscais que a pessoa recebe ao adquirir a mercadoria e até o canhoto dos cheques emitidos. Mantendo esse controle amador, no final do mês, o empresário não identifica quanto gastou e qual foi o lucro”, exemplifica o analista de informação do Sebrae.

De todas as pessoas que participaram da palestra, 29 se dispuseram a participar do curso “Aprender para empreender”, que será ministrado pelo Sebrae em breve. Empreendedorismo, marketing, finanças, gerenciamento e plano de negócios para as empresas serão alguns temas enfocados durante o curso. “A preocupação da secretaria e do Banco do Povo é que a pessoa que possui um pequeno empreendimento dê um salto qualitativo e migre da informalidade para a formalidade”, observou o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária.

Em São Carlos, o Banco do Povo faz empréstimos de R$ 200 a R$ 5 mil e 90% dos cidadãos que o procuram autuam no mercado informal. “Aprimorando a administração do negócio, o pequeno empresário torna-se responsável pela geração de mais recursos, empregos, e fortalece o ambiente empreendedor de São Carlos”, concluiu Emerson Leal.

(18/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos