» COMBATE À DENGUE NO MUNICÍPIO É CONSIDERADO EXEMPLAR PDF Imprimir E-mail



Na tarde desta sexta, dia 13, o consultor do Ministério da Saúde, engenheiro agrônomo Dalton Pereira da Fonseca Júnior, explicou todos os dados referentes ao processo de avaliação das atividades de combate à dengue realizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, através das diretrizes traçadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica.

A pesquisa foi tabulada em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, via a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), sendo inserida no Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que engloba 55 municípios do Estado de São Paulo. “A principal finalidade deste projeto é checar todos os pontos positivos e negativos, com a intenção de garimpar bons exemplos e resolver possíveis deficiências”, esclarece Fonseca Júnior.

As principais ações avaliadas foram: aspectos epidemiológicos da doença, assistência ao paciente, atendimento ao suspeito e atividades de vigilância e controle do vetor (visitas domiciliares e as vistorias e tratamento dos pontos estratégicos dos imóveis especiais). Em companhia dos servidores da Vigilância Epidemiológica e do representante da Sucen, Marcelo Cruz Alves, o consultor visitou o aterro sanitário, o cemitério Santo Antonio de Pádua e alguns locais estratégicos, como depósitos de máquinas e entulhos, oficinas mecânicas, borracharias e ferros-velhos.

“Eu acho fundamental esta inspeção técnica do Ministério da Saúde, pois ela identifica os caminhos que estão dando certo e permite a correção de alguns erros, elevando a eficiência de nosso projeto de eliminar qualquer foco de dengue”, elogia o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira. O consultor do Ministério concluiu como exemplares as campanhas de divulgação e orientação contra o mosquito Aedes aegypti, em forma de mutirões de limpeza e materiais publicitários. Outro ponto positivo verificado em São Carlos reside no treinamento permanente de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de combate.

A Secretaria de Saúde também promoveu a descentralização do processo de notificação dos casos suspeitos, em que o munícipe é atendido diretamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), sua amostra de sangue é enviada para Ribeirão Preto e seu diagnóstico é informado imediatamente para o registro da Vigilância Epidemiológica. “Este sistema de notificação melhora nosso processo de combate, pois, ao receber alguma informação suspeita, iniciamos uma ação de bloqueio no local onde paciente habita, com o intuito de impedir qualquer proliferação de outras transmissões”, explica Pereira.

Combate ao mosquito
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros. Não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxim, bacias e copinhos descartáveis. A infecção pela dengue ocorre pela picada do Aedes contaminado. O inseto mede menos de um centímetro, apresenta cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. A fêmea escolhe locais com água limpa e parada para depositar os ovos.

Para evitar o abrigo do mosquito é necessário limpar as calhas e as lajes das casas, dos bebedouros de aves e animais com uso de uma escova ou bucha, trocando a água pelo menos uma vez por semana. As garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo e os copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água, tem que ser jogados no lixo, que deve ficar o tempo fechado e coberto. Também é recomendado que sejam cobertos tambores caixas d’água, cisternas, poços e outros depósitos de água.

Ao decorrer deste ano, São Carlos registrou o total de 33 casos, sendo 12 autóctones e 21 importados. Os autóctones foram registrados nos seguintes bairros: Vila Prado (7), Jardim Gonzaga (3), Jardim Monte Carlo (1) e Vila Isabel (1). Alguns dos importados vieram dos municípios de Ilha Solteira, São José do Rio Preto, Monte Azul, Campinas, Campo Grande, Bauru, Piracicaba e Ubatuba.

(13/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos