» AÇÕES DE COMBATE À DENGUE PASSAM POR AVALIAÇÃO PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de avaliar a qualidade e o desenvolvimento das ações de combate à dengue, tendo como base as atividades previstas no Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD) em 55 municípios do Estado de São Paulo, uma consultoria estadual do Ministério da Saúde iniciou nesta quarta, dia 11, em São Carlos, uma avaliação conjunta com a Secretaria Estadual de Saúde das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, no combate aos criadouros e ao mosquito Aedes aegypti no município.

São Carlos foi incluída entre os municípios de avaliação pelo porte populacional e pela proximidade com grandes centros como Ribeirão Preto e Araraquara. Entre as ações que estão sendo avaliadas estão aspectos como a vigilância epidemiológica da doença, assistência ao paciente, atendimento ao suspeito e atividades de vigilância e controle do vetor (visitas domiciliares e as vistorias e tratamento dos pontos estratégicos dos imóveis especiais).

O consultor do Ministério da Saúde Dalton Pereira da Fonseca Júnior explica que “a idéia principal é fazer a avaliação dos municípios checando os pontos positivos e negativos e, em uma reunião entre ministério, estado e municípios, adequar os pontos negativos para melhorar a atividade de vigilância e controle e disseminar os pontos positivos de um município para outro”.

O consultor lembra ainda que a Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), já fez em São Carlos o levantamento organizacional das ações e fará nesta quinta, dia 12, uma supervisão de campo a pontos estratégicos da cidade. Na sexta, dia 13, uma reunião com o secretário municipal de Saúde vai promover a avaliação final das ações implementadas pelo município.

Como evitar a doença
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros. Não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxim, bacias e copinhos descartáveis. A infecção pela dengue ocorre pela picada do Aedes aegypti contaminado. O inseto mede menos de um centímetro, apresenta cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. A fêmea escolhe locais com água limpa e parada para depositar os ovos.

Também é recomendado que sejam cobertos tambores, caixas d’água, cisternas, poços e outros depósitos de água. Uma dica interessante é quanto à necessidade de limpeza das calhas e das lajes das casas, dos bebedouros de aves e animais com uso de uma escova ou bucha, e troca da água pelo menos uma vez por semana. É sugerido ainda que as garrafas vazias sejam guardadas de cabeça para baixo e que copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água sejam jogados no lixo. Mas atenção: o lixo também deve ficar o tempo todo fechado e coberto.

(11/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos