» PESQUISA VAI CRIAR BANCO DE DADOS SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO PDF Imprimir E-mail



Iniciada em junho e coordenada pelo professor Antonio Nelson, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, com apoio da Prefeitura, uma pesquisa domiciliar busca definir o perfil do deslocamento interno e externo dos usuários do transporte público de São Carlos. Para isso, quatro mil domicílios serão visitados em toda a cidade até setembro. Os resultados dessas análises servirão para formação de um banco de dados detalhado, disponibilizada para a Prefeitura por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, sobre o comportamento de viagem da população da cidade.

A pesquisa domiciliar será aplicada em todos os bairros, seguindo a divisão da cidade em setores censitários (IBGE, 2000). Os domicílios serão sorteados aleatoriamente, utilizando a base de dados de endereços fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos, 2000), que contém coordenadas geográficas de todos os pontos com fornecimento de água da cidade. Em cada domicílio sorteado, os pesquisadores deixarão o diário de atividades, que será preenchido pelos moradores. Após dois dias, os pesquisadores retornarão ao domicílio para coleta dos diários.

“O processo de planejamento urbano, mais especificamente o planejamento do sistema de transportes e de uso do solo, tem como um de seus objetivos o desenvolvimento e implementação de alternativas práticas que possam tornar o ambiente mais adequado às necessidades de deslocamento da população. Atualmente, planejadores e pesquisadores de todo o mundo têm buscado soluções práticas para os problemas causados especialmente pelo sistema de transportes (congestionamentos, acidentes, poluição) e como esse sistema, integrado ao sistema de uso do solo, pode auxiliar na produção de viagens mais sustentáveis”, explica o professor Antonio Nelson.

Pesquisa
Os dados coletados compõem uma base de dados que subsidia o planejamento do transporte urbano e também auxilia universidades e institutos de pesquisa na elaboração de estudos e pesquisas acadêmicas, e no aprimoramento das técnicas de planejamento urbano. Assim é possível distribuir espacialmente na área de estudo as viagens realizadas diariamente pelas pessoas conforme o motivo e o modo de transporte utilizado. Essas viagens, quando mapeadas, produzem o retrato dos fluxos de tráfego na cidade.

“A comparação desses fluxos com a oferta de transporte existente permite identificar as carências no atendimento da demanda por transporte e fundamentar as propostas para ampliação dessa oferta. Esperamos a colaboração da população no acolhimento dos pesquisadores, já que essas informações serão fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos futuros”, ressalta a diretora do Departamento de Transporte Público da Prefeitura, Sandra Matiko Ichikawa.

(06/07/07)
 
 

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