» PARTICIPAÇÃO 30 MESES E TVE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Na presença de servidores da Prefeitura reunidos no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, o prefeito Newton Lima fez o lançamento da Revista Participação – 30 meses de governo, que faz uma prestação de contas sobre as principais obras e programas realizados pela administração nesse período. A ocasião marcou também o início das transmissões da programação local da TV Educativa de São Carlos, que pode ser sintonizada pelo canal aberto 48 em UHF e canal 11 na TV a cabo.





PREFEITO ACOMPANHA O INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO LOCAL DA TV EDUCATIVA

Em solenidade com a presença de funcionários da Prefeitura, o prefeito Newton Lima, acompanhado pelo vice-prefeito Emerson Leal, promoveu no início da noite de segunda, dia 2, nas dependências do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), o lançamento da revista Participação – 30 meses de governo. Em seguida, acompanhou o início da programação da TV Educativa de São Carlos pelo canal aberto 48 em UHF e 11 na TV a cabo, assistindo o primeiro Informativo da TVE local e um documentário sobre a Rádio São Carlos.

A revista Participação, produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação, com uma tiragem de 20 mil exemplares, tem como principal objetivo uma prestação de contas da administração à população. Aborda temas como o sesquicentenário e o reconhecimento de São Carlos em importantes revistas de circulação nacional. São 24 páginas com matérias sobre obras e programas da Prefeitura em frentes como: trabalho social, educação, saúde, cultura, esportes e lazer, habitação, dinheiro público, referência nacional, meio ambiente, saneamento, trânsito e vias públicas, desenvolvimento, segurança pública, valorização do servidor público, participação popular e eventos alusivos aos 150 anos.

Para o prefeito Newton Lima, a revista só reforça a característica permanente do Governo Participativo de São Carlos: a transparência das ações e a participação popular, seja nas decisões de obras pelo Orçamento Participativo ou pela participação nas atividades de comemoração do sesquicentenário da cidade. “Conclamo as pessoas para que vejam a revista e acompanhem as obras desenvolvidas em nosso governo numa gestão que respeita o uso do dinheiro público e, além de moderna, é compromissada com a transparência dos seus atos”, disse.

O secretário de Comunicação, Leandro Severo, enfatiza que “o lançamento da revista é antes de tudo um dever da Prefeitura de prestar contas e um direito do cidadão de receber as informações do imenso trabalho realizado com seriedade e criatividade em todas as áreas da cidade”. A noite também foi significativa para a TV Educativa de São Carlos, que começou às 19h30 sua primeira hora de programação local com apresentação de um Informativo com entrevista com o juiz corregedor Carlos Castilho Aguiar França e de um documentário sobre a Rádio São Carlos.

A TV Educativa de São Carlos é uma geradora de TV, fruto de uma outorga do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) “Como missão de TV pública/educativa iremos primar pela informação com enfoque no respeito do marco regulatório que preconiza a veiculação de conteúdos voltados para o cidadão”, explica o jornalista Marcos Schmidt, superintendente-executivo da TVE São Carlos.

A TVE São Carlos é uma das quatro modalidades de TV Pública, já que as outras são legislativa, comunitária e universitária, e apresentará de segunda a sexta, das 19h30 às 20h30, uma programação que contempla boletins informativos com enfoque no cidadão, previsão do tempo, vinhetas educativas para o público infantil, clipes de orientação e cuidados com a saúde na terceira idade, reportagens/documentários sobre a cidade, vídeos/reportagens/documentários realizados por produção independente doados à TVE, entre outros.

Às terças e quintas, das 12h às 13h, irá ao ar uma programação esportiva, já apresentando em sua estréia a cobertura da primeira Copa Estudantil EM CENA de Futsal, que reúne 25 escolas das redes municipal, estadual e particular. Para o prefeito Newton Lima, a conquista de uma TV pública educativa para São Carlos é mais do que justa. “Afinal, uma cidade que criou esse ambiente educacional, científico e tecnológico reconhecido dentro e fora do Brasil merece um canal público de televisão desse porte e com essa característica. E eu, enquanto prefeito e educador, me orgulho muito de mais esse presente no ano de nosso Sesquicentenário”, comemorou.

Vale lembrar que a TVE São Carlos entrou no ar repetindo a programação da TVE-Rio no dia 5 de novembro do ano passado, marcando o início das comemorações do sesquicentenário de São Carlos. Por enquanto, a sede da TVE São Carlos é a FESC (Fundação Educacional São Carlos), mas assim que estiverem concluídas as obras de reforma do antigo Cine Studio 1, adquirido pela Prefeitura, lá irão funcionar o Centro Municipal de Audiovisual e a TV Educativa com seu estúdio, salas de produção e edição. “Assim que tivermos essa estrutura, já poderemos começar a produção de um telejornal diário, com bancada para apresentador, iluminação adequada e, inclusive, possibilidade de realização de alguns programas de entrevistas”, disse Schmidt.

(03/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos