» “OFICINA SEGURANÇA CIDADÔ DEBATE A CRIMINALIDADE PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de sensibilizar gestores públicos e incentivar mais municípios a desenvolver programas e políticas de prevenção à violência, a Frente Nacional de Prefeitos, a Fundação Friedrich Ebert e a Prefeitura promovem, na sede do Ciesp-São Carlos, a “Oficina Técnica Segurança Cidadã”, que começou nesta terça, dia 3, e se encerra na quarta, dia 4.

A cidade foi escolhida para sediar a primeira oficina devido ao trabalho preventivo que vem realizando na área de segurança pública, e por ter recebido da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Ford e BNDES o certificado de destaque no Ciclo de Premiação 2005 do Programa Gestão Pública e Cidadania com a experiência inovadora do Plano Integrado de Segurança Pública.

Na abertura do evento, o prefeito Newton Lima afirmou que a escolha de São Carlos para sediar a oficina reafirma o reconhecimento da cidade pelos mais respeitados organismos de combate à violência. “Nós não ficamos de braços cruzados em relação ao combate à criminalidade, pois esse é um assunto que traz preocupação à população e hoje nós ganhamos destaque pela queda nos índices de violência e pelos programas de recuperação de jovens em conflito com a lei”, disse o prefeito, referindo-se ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado).

A primeira atividade da oficina foi acompanhada por 50 pessoas, entre integrantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, agentes de trânsito e Poder Judiciário. Um curso, coordenado pelo Instituto “Sou da Paz”, discutiu as maneiras de prevenir o avanço da criminalidade e a violência. A coordenadora de gestão local do instituto, Carolina Ricardo, foi a responsável pelo evento.

Na opinião dela, os municípios que tomam atitudes para frear a violência, como São Carlos, por exemplo, tornam-se pioneiros. “A gente sabe que a questão da violência não é apenas policial e na prevenção de crimes as cidades têm um papel fundamental quando oferecem boa gestão na saúde, na educação e se preocupam com a iluminação pública, ou seja, atitudes simples ajudam a diminuir a incidência de crimes”, acredita.

À tarde, o secretário de Governo, João Muller, fez a exposição aos presentes do plano de segurança implantado em São Carlos e apresentou as iniciativas adotadas na cidade para conter a violência. Depois de São Carlos serão realizadas outras três oficinas nas cidades-pólo de Recife, Nova Iguaçu (RJ) e Gravataí (grande Porto Alegre).


Programação:
• 4 de julho - 3º Módulo das 9h às 14h – Exemplos de experiências exitosas de gestão local da prevenção da violência – 5 horas de duração.
• Discussão e apresentação de estudos de caso sobre experiências exitosas de prevenção da violência: Belo Horizonte, Bogotá, Diadema, Recife e São Paulo.
• Entrega e apresentação de material contendo referências bibliográficas, websites e informações sobre mecanismos de captação de recursos.
• Avaliação da oficina e encerramento.

(03/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos