» PRÉ-CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMEÇAM NESTA TERÇA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam nesta semana, de terça, dia 3, a sexta, dia 6, as Pré-conferências Municipais de Assistência Social, com o tema “Compromisso e responsabilidades para assegurar proteção social pelo Sistema Único da Assistência Social – SUAS”, abertas à participação da população.

O objetivo das pré-conferências é avaliar as metas deliberadas na Conferência Municipal de 2005, referentes à Gestão do SUAS, financiamento, recurso humanos, e controle social, identificação dos avanços, dificuldades e desafios dos próximos oito anos. Também serão discutidos os 10 direitos socioassistenciais aprovados na V Conferência Nacional de Assistência Social e os Direitos dos Usuários dos Serviços Socioassistenciais, identificando as suas ausências e estabelecendo metas para garantia destes direitos.

Segundo a diretora de Assistência Social, Tânia Castilho, as pré-conferências começarão com uma apresentação de como está organizada a política na assistência social e o que está acontecendo no bairro dentro dessa política. “É importante que a população compareça para poder conhecer os 10 direitos sociossistenciais, e depois, junto conosco, fazer uma avaliação sobre os seus direitos, nos grupos de trabalhos que serão formados”, disse.

Programação:
Cras Jardim Pacaembu
Local: Ginásio José Favoreto
Data: 3 de Julho de 2007
Horário: das 13h Às17h

Cras Cidade Aracy
Local: Igreja Nossa Senhora de Guadalupe
Data: 4 de Julho de 2007
Horário: das 13h às17h

Cras Vila São José
Local: Centro Comunitário Bichara Damhra
Data: 5 de Julho de 2007
Horário: das 13h às 17h

Cras Santa Felícia
Local: Paróquia São João Batista
Data: 6 de Julho de 2007
Horario: das 13h às 17h.


Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) propõe um grande desafio: criar, de forma coletiva, uma proposta para garantir normatização, organicidade e unificação à política de assistência social na perspectiva da proteção social, a partir das necessidades socioassistenciais da população. Oficializado pelo decreto presidencial nº 5.074, de 11 de maio de 2004, o SUAS deve regular em todo o território nacional a política de assistência social.

A concepção do SUAS parte da responsabilidade em não só garantir direitos, mas também de concretizá-los, tornando a sociedade mais justa, equânime e assegurando a proteção social à população que se encontra em situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social. A partir desta concepção, o SUAS se constitui em um “tratado” ou um “pacto” pautado no direito à proteção social e na ética, que não permite deixar para trás o acesso ao direito do cidadão.

Efetivar este tratado ou pacto exige um olhar crítico sob a conjuntura, identificando as nuances e as possibilidades do momento histórico, pois a assistência social não pode ser relegada ao campo da não política. É necessário fazer o debate da direção do direito que queremos imprimir à política de assistência social, disputando espaços em uma arena de conflitos e forças.

(03/07/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos