» SAMU PDF Imprimir E-mail

Serviço completa um ano com mais de 46 mil atendimentos.




UNIDADES FAZEM CERCA DE 3.900 ATENDIMENTOS AO MÊS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa neste sábado, dia 30, um ano de operação em São Carlos com a marca de 46.800 atendimentos e uma média de 130 chamadas por dia. Um investimento de R$ 1,85 milhão com recursos do Ministério da Saúde, além da contratação pela Prefeitura de 14 médicos, 5 enfermeiras, 14 auxiliares de enfermagem, 6 telefonistas auxiliares de regulação médica, 2 operadores de rádio e 9 motoristas.

Associado ao Sistema Integrado de Ambulâncias e localizado na avenida professor Luiz Augusto de Oliveira, nas proximidades do futuro Hospital-Escola Municipal, o sistema é responsável por todo o atendimento de urgência e emergência no município e funciona 24 horas, de segunda a domingo, com apoio de oito ambulâncias de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA) no período diurno e seis ambulâncias e uma UTI no período noturno.

O serviço promoveu na cidade uma melhora significativa no atendimento de urgência e emergência que antes era feito por ordem de chamada e não pela gravidade do caso. O serviço conta sempre com a atuação de dois médicos: um na regulação e outro na intervenção, além do apoio dos auxiliares de enfermagem e enfermeira acompanhando a remoção feita pelas unidades móveis de saúde. Ao longo deste primeiro ano, os deslocamentos do SAMU se direcionaram para atendimentos de alta complexidade sendo uma média diária de oito atendimentos pela UTI, 20 de média complexidade e outros 102 de baixa complexidade.

O serviço conquistou credibilidade e se tornou simpático à população que percebeu a mudança e a qualidade do serviço de atendimento. “Uma conquista importante para a população porque o serviço além de eficiente tem uma equipe de saúde qualificada para tomar uma decisão adequada e no menor tempo, garantido a rapidez no atendimento de urgência e emergência”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira.

A regulação do atendimento, feita por meio de chamadas para o telefone 192, também apresentou resultados positivos: uma redução de 10% nos quilômetros por dia rodados pelas ambulâncias utilizadas no serviço de remoções dos pacientes, já que em muitos casos corriqueiros não há a necessidade de deslocamento do veículo, sendo suficiente à orientação médica. Houve ainda uma redução de 50% no tempo/resposta para a chegada da ambulância ao local solicitado para atendimento de urgência.
Francisco Luiz Neo, chefe da divisão de Pronto Atendimento da UPA da avenida São Carlos e do SAMU lembra que “a agilidade de uma USA, por exemplo, permite ganhar minutos preciosos que podem ser decisivos no salvamento de uma vida, já que as ambulâncias possuem equipamentos médicos que permitem um atendimento especializado”. As pessoas que presenciam ou já receberam o atendimento do SAMU, quer em domicílio ou em vias públicas, elogiam a atuação dos profissionais que colocam de maneira assistida o paciente dentro de uma ambulância, principalmente na USA, saindo do local com tranqüilidade para levar o paciente para o hospital ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), já com atendimento do médico intervencionista durante o trajeto.

Entre os exemplos de atendimentos, estão os casos do senhor Hélio, pai da Elen, moradora da cidade de Foz do Iguaçu, que visitava a família e sofreu uma parada cardíaca. “O socorro foi em tempo hábil para reverter a situação e salvar a vida dela”, comemora. A senhora Ivelize sofreu um acidente de trânsito. “Quando necessitei do socorro o SAMU foi acionado e veio muito rapidamente”. Já o senhor José também não economiza elogios ao SAMU, “fui muito bem atendido, o serviço é muito bom e a cidade só ganha com isso”.

Atendimento
A triagem dos atendimentos é feita pelo médico regulador, que avalia o tipo de atendimento solicitado: atendimento médico com urgência leve ou grave ou transporte por ambulância. Em muitos casos, conversa com o solicitante e orienta o procedimento a ser adotado, inclusive comunicando o operador da frota para deslocar a viatura mais próxima do local de atendimento. Quando há a necessidade de remoção de paciente, em casos mais graves como ocorrências envolvendo problemas cardiorespiratórios, acidentes com vítima, traumatismos, mal súbito, entre outros, as viaturas equipadas com rádios comunicadores, interligadas e setorizadas em pontos estratégicos da cidade são acionadas e num tempo médio de cinco minutos chegam ao local da ocorrência.

O coordenador médico do SAMU, Daniel Luis Luporini, explica que a população já passou a entender melhor a logística de atendimento com regulação médica. “Pela triagem das chamadas, priorizamos os atendimentos de urgência e, além da agilização no processo de atendimento, há o encaminhamento direto do paciente ao local adequado. Os usuários puderam compreender também que o transporte das ambulâncias sempre é feito para as unidades de urgência e emergência que atendem pacientes do SUS, já que as unidades de saúde privadas tem ambulâncias próprias”.

O atendimento é feito de maneira integrada entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; e o SAMU divide o sucesso do primeiro ano de trabalho com estas instituições. Nos casos onde há a necessidade de desencarceramento (retirada das ferragens), o trabalho é feito pelo Corpo de Bombeiros e a remoção pelo SAMU. Nas rodovias o atendimento é de responsabilidade das concessionárias. A atuação do SAMU nas estradas municipais é feita até o limite geográfico de cada município.

(29/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos