» TRÂNSITO SEGURO PDF Imprimir E-mail

Prefeitura investe na capacitação de professores.



PARTICIPAÇÃO DA CIDADE NO PRÊMIO DENATRAN É UM DOS RESULTADOS DA CAPACITAÇÃO

Em uma das salas de aula do Campus I da USP São Carlos, inúmeros professores da rede municipal de ensino ouvem, atentos, os depoimentos dos irmãos Ailton e Joseane Guimarães. Deficientes visuais, tanto Ailton quanto Joseane impressionaram os professores com sua mobilidade e independência. Eles viajam sozinhos, estudam, praticam esportes, se locomovem na cidade com destreza, são totalmente ativos. “Gosto de viajar sozinho, pegar metrô, ônibus, já fui ao Nordeste três vezes. Recentemente estive em Brotas, fazendo rafting e rapel”, orgulha-se Ailton.

Os depoimentos de Ailton e Joseane aconteceram durante o curso de Formação dos Professores Multiplicadores, que faz parte do Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS), implantado pela Prefeitura em 2001, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Desde então, aproximadamente mil professores das redes municipal, estadual e particular de ensino já participaram do curso.

“O curso de Formação dos Professores Multiplicadores é importante porque capacita o professor para tratar do assunto segurança viária dentro da comunidade escolar, não só com os alunos, mas também com outros professores, funcionários, pais dos alunos. Enfim, todos os envolvidos no espaço escolar. Atualmente, professores de 50 escolas do município participam do curso e, a partir do segundo semestre, vamos ter a participação de 40 escolas da rede estadual, somando assim 90 das 128 escolas existentes na rede pública de São Carlos”, explica a chefe da Divisão de Ações Comunitárias e Educação para o Trânsito, Christiana Barbato.

Em cada aula é usado um recurso diferente. Na última, no dia 25, foi trabalhada a acessibilidade, ou seja, os professores puderam vivenciar, usando vendas, muletas e andadores, as dificuldades encontradas pelo portador de necessidades especiais no espaço urbano. “Começamos a pensar de outra maneira. Uma lixeira deixada em um lugar qualquer da calçada torna-se um obstáculo para a pessoa deficiente. Com essa experiência saímos do nosso universo “normal” e entramos no universo do coletivo”, explica a pedagoga e professora do curso, Kelly Kayth Guimarães Zani.

O Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS) tem uma relação direta com o trabalho de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito, muitas vezes causados pela desobediência à sinalização ou excesso de velocidade.
“Temos que pensar no ir e vir como um todo, priorizar o pedestre, o transporte público, reduzindo, assim, congestionamentos e emissão de gases poluentes. O uso do carro individual deve ser pensado como última opção, e precisamos estimular as pessoas a pensar dessa forma. É claro que as atitudes básicas no trânsito, como atravessar na faixa, respeitar os sinais de trânsito, dirigir e se portar no trânsito com responsabilidade, são fundamentais, mas não ficamos só nisso, trabalhamos também a coletividade”, ressalta o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles.

Prêmio Denatran
Como resultado concreto das ações do curso de Formação dos Professores Multiplicadores e do Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS), Ricardo Meirelles cita a participação de São Carlos no Prêmio Denatran, promovido pelo Ministério das Cidades. “Isso mostra que, na prática, as escolas têm interesse e estão preparando os alunos para o tema Educação para o Transito”, concluiu o secretário. Por três anos consecutivos, o município conquistou reconhecimento nacional. Confira a premiação:

2006 – A estudante do curso de Letras da UFSCar e estagiária da Prefeitura, na Divisão de Ações Comunitárias e Educação Para o Trânsito, Andréia Cristina Carlino, ficou em 2º lugar, na categoria Aluno Universitário, com o trabalho “A Contação de Histórias na Perspectiva da Educação para o Trânsito”;
2005 – São Carlos conquistou reconhecimento nacional por ter sido o município brasileiro com o maior número de trabalhos desenvolvidos e inscritos no V Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito (7.800);
2004 – O aluno Lucas Henrique de Araújo, da Escola Estadual Luiz Augusto de Oliveira, foi o vencedor da etapa sudeste, na 4ª edição do concurso, e teve seu desenho utilizado em todo o material de divulgação do V Prêmio Denatran realizado em 2005.

(28/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos