» 3ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DISCUTIRÁ A AGENDA 21 PDF Imprimir E-mail

De 28 a 30 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, promove a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, cujo tema é “São Carlos 150 anos: pensando a Agenda 21 Local”. Ratificada durante a Eco-92 por todas as nações do mundo, a Agenda 21 Global preconiza a necessidade dos municípios estabelecerem suas agendas sobre o tema.

A abertura da conferência acontece nesta quinta, dia 28, às 19h30, no auditório “Sérgio Mascarenhas” da Embrapa Instrumentação, e deve contar com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, do membro da Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21 Paulista, deputado estadual Mário Reali, e de representantes da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira do Ministério do Meio Ambiente.

Os debates continuam na sexta, dia 29, às 19h30, também no auditório da Embrapa, quando serão apresentadas as experiências municipais com a construção e implantação da Agenda 21. Representantes dos municípios de Pilar do Sul (SP), de Piracicaba (SP) e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira estarão debatendo o tema com os participantes.

Na sexta, dia 30, no auditório do Senac São Carlos, serão formados os grupos de trabalho que pensarão na Agenda 21 a ser adotada por São Carlos. “A cidade já deu demonstrações de preocupação na preservação do meio ambiente, tanto é que temos o Plano Diretor de desenvolvimento e leis complementares, como a que se refere à proteção e recuperação dos mananciais. Por isso é importante que possamos trazer a discussão à comunidade sobre as metas a ser cumpridas a fim de buscarmos a sustentabilidade ambiental das áreas urbana e rural do município”, explicou Emerson Leal.

O que é a Agenda 21?
É um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. É um documento que estabelece a importância de cada país em se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). Já a Agenda 21 local é um processo pelo qual as autoridades municipais trabalham em parceria com os vários setores da comunidade na elaboração de um plano de ação para formar e implementar a sustentabilidade ambiental local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente.

3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente – Programação.

(26/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos