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Entre as escolas de 5ª a 8ª séries da região avaliadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Carmine Botta”, localizada no bairro Boa Vista, aparece classificada em 3° lugar. Lançado em abril deste ano, o Ideb se baseia na lógica de que o sistema de ensino ideal é aquele em que todas as crianças e adolescentes têm acesso ao ensino, não desperdiçam tempo com repetências, não abandonam a escola e aprendem.



EMEB CARMINE BOTTA APARECE ENTRE AS MELHORES DA REGIÃO

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Carmine Botta”, localizada no bairro Boa Vista, aparece em 3° lugar entre as escolas da região no ensino de 5ª a 8ª séries avaliadas, com 5,0, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última quinta, dia 21, pelo MEC. Lançado em abril deste ano pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Ideb se baseia na lógica de que o sistema de ensino ideal é aquele em que todas as crianças e adolescentes têm acesso ao ensino, não desperdiçam tempo com repetências, não abandonam a escola e aprendem.

Hoje, o Ideb nacional é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série); 3,5 nos anos finais do ensino fundamental (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. Essa escala vai de zero a dez e considera o desempenho dos alunos (medido pelo Seab e pela Prova Brasil) e o rendimento (medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar). Outras duas EMEBs, a “Dalila Galli”, no bairro Jockey Clube, e “Artur Natalino Deriggi”, no bairro Antenor Garcia, que também têm ensino de 5ª a 8ª série, apresentam respectivamente os índices 4,2 e 3,6.

A diretora da EMEB “Carmine Botta”, Evelyn Soares Urquieta, disse que recebeu com uma satisfação e um orgulho muito grande a notícia da classificação da sua escola nessa avaliação do Ideb. Ela atribuiu esse resultado a uma série de fatores, entre ele o trabalho qualificado do corpo docente, a capacitação dos professores, as horas de trabalho pedagógico, a autonomia e a execução democrática, em que todos compartilham os problemas e dificuldades, buscando a melhoria do ensino e o acompanhamento constante dos pais, cobrando e participando do conselho de escola.

Segundo Evelyn, a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é fundamental nesse processo. “A aprendizagem e a capacitação constantes oferecidas para os professores da rede refletem na boa educação para os nossos alunos”, completou. Géria Montanari, secretária municipal de Educação e Cultura, avalia que apesar de as nossas escolas estarem classificadas acima do ranking médio nacional, isso ainda é pouco. Na sua opinião, a intenção é melhorar o índice o mais rapidamente possível. “Para isso estamos discutindo o Estatuto da Educação, que valoriza os nossos profissionais, o plano de carreira, a formação dos docentes e a avaliação do desempenho, ações que vão garantir a melhoria do ensino no município”, concluiu.

(25/06/07)
 
 

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