» SECRETARIA INICIA VACINAÇÃO PARA CONTER SURTO DE CATAPORA PDF Imprimir E-mail



O secretário municipal de Saúde Arthur Pereira coordenou nesta quarta, dia 20, no CEMEI “Maria Consuelo Brandão Tolentino”, no Antenor Garcia, o início da vacinação preventiva contra a catapora em 195 suscetíveis (indivíduos que não foram vacinados ou que não tiveram catapora) entre alunos e funcionários que tiveram contato direto com alunos infectados. Isso foi necessário porque nessa semana foi registrado na unidade escolar um surto de 31 casos positivos de varicela (catapora).

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacinação contra a catapora só é feita emergencialmente no aparecimento de um surto da doença conhecido através da investigação dos casos positivos, em que a lesão é característica e as crianças infectadas são afastadas da escola até o sexto dia do aparecimento da primeira lesão. A família nesse caso é orientada para que a criança não faça nenhum deslocamento, muito menos fique em ambientes fechados com os outros irmãos para que não haja a transmissão da catapora via aérea (respiratória) através da tosse, do diálogo ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.

Os comunicantes (alunos e funcionários) que convivem no mesmo ambiente ou na mesma sala de aula dos infectados passam por um processo de investigação caso a caso coordenado pela Vigilância Epidemiológica para saber se a pessoa já foi vacinada ou teve catapora, identificando assim o suscetível a tomar a vacina. A vacina contra a catapora não é uma vacina de rotina e não está disponível no calendário vacinal do SUS, como estão vacinas como a poliomielite e o sarampo, e só é disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde em situações emergenciais (surto) com uma quantidade de vacinas específicas para o controle dos casos suscetíveis.

A vacinação sempre tem início pelos suscetíveis de maior risco (bebês acima de 1 ano) até a imunização dos adultos. É importante lembrar que quem já tem os sintomas (febre, perda do apetite, dor de cabeça, reação inflamatória local; aparecimento de pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso) não precisa tomar a vacina porque é uma doença benigna e a cura se faz por reação do próprio organismo. O tratamento nesse caso é dirigido ao abrandamento dos sintomas. A vacinação na CEMEI do Antenor Garcia deverá se estender até que se imunizem todos os casos suscetíveis.

(20/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos