» CEMEI DO ANTENOR GARCIA APRESENTA SURTO DE CATAPORA PDF Imprimir E-mail


A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça, dia 19, um surto de varicela, também conhecida por catapora, no CEMEI “Maria Consuelo Brandão Tolentino”, no bairro Antenor Garcia. Segundo dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, foram notificados 31 casos positivos da doença entre os estudantes e 195 casos suscetíveis entre alunos e funcionários que tiveram contato direto com os alunos infectados. A transmissão da doença se dá através do contato, de via respiratória para via respiratória, ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já recebeu as vacinas da Diretoria Regional de Saúde de Araraquara e reforça que nos casos suscetíveis – indivíduos que não foram vacinados ou que não tiveram catapora – haverá uma vacinação de alunos e funcionários na manhã desta quarta, dia 20, no CEMEI do Antenor Garcia, com o objetivo de evitar o surgimento de novos casos até que se tenha um levantamento completo do surto. A vacina contra varicela é recomendada após o primeiro ano de idade em dose única e os adolescentes suscetíveis necessitam de duas doses.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Marilda Siriani de Oliveira, explica que os pais devem adotar cuidados especiais para as crianças que contraíram a catapora. “Para evitar a contaminação de outros alunos ou membros da família, a criança com catapora deve se afastar da creche ou EMEI até o 7º dia após o aparecimento das lesões ou até que todas as lesões tenham evoluído para crostas (feridas secas), manter cuidados adequados de higiene e em caso de dúvida procurar as unidades de saúde para avaliação e orientação”, orienta.

É importante ainda, segundo Marilda, que no período de transmissibilidade se adote a conduta de evitar o deslocamento da criança, que deve ser mantida sob observação na residência em local bem arejado. Nesta tarde, uma reunião entre a diretora do DAB, Marilda Siriani, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, definiu quais serão as ações adotadas pela Prefeitura para evitar que surjam novos casos de varicela. Segundo Geria, “a unidade escolar vai seguir todas as orientações da Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito às ações de prevenção de novos casos e assistência aos alunos que contraíram a doença”, afirmou.

O que é catapora
A catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster que pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação. A passagem da doença de pessoa a pessoa em uma mesma casa costuma tornar mais grave o quadro. O período de transmissão se inicia 24 a 48 horas antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas (casca), usualmente 7 a 9 dias. O tempo entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias.

Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se reproduzir, invadem o sangue e produzem os sinais de infecção: febre de 38 a 38,5°C, mal-estar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos intensos na dependência da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa daquele indivíduo. Inicia-se uma reação inflamatória local, aparecem pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso que evoluem rapidamente para pequenas vesículas com líquido cristalino, que acaba se turvando. As vesículas retraem-se no centro e inicia-se a formação de crosta escura (casca). Tudo ocorre em mais ou menos 2 a 3 dias.

O diagnóstico é fundamentalmente clínico. O tratamento é dirigido ao abrandamento dos sintomas. É uma doença benigna e a cura se faz por reação do próprio organismo.

(19/06/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos