» VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL FOI FEITA EM 34 POSTOS PDF Imprimir E-mail




O prefeito Newton Lima, acompanhado do secretário municipal de Saúde Arthur Pereira e da diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Marilda Siriane de Oliveira, abriu no sábado, dia 16, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que nesse ano tem como slogan “Duas gotinhas, eu tomei”. Newton Lima lembrou que “a vacinação ainda é a melhor prevenção contra a poliomielite e fez um apelo para que os pais que não puderam comparecer nas unidades no sábado vacinem seus filhos durante a semana”.

A meta foi imunizar 15 mil crianças abaixo de 5 anos, um trabalho que envolveu diversos profissionais da área de saúde e voluntários em 34 postos de vacinação espalhados por diversos bairros da cidade, que ficaram abertos no sábado das 8h às 17h. Para as crianças que não estava em dia com a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou vacinas contra a hepatite B, tetra (difteria, coqueluche, tétano e meningite) e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Algumas unidades aproveitaram o período de festas juninas para fazer uma decoração especial, oferecendo pipoca, bexigas ou doces como uma maneira de atrair a atenção da garotada. A unidade do Jockey Clube instalou um pula-pula e ofereceu sessão de vídeo supervisionada. As dentistas das Unidades de Saúde da Família (USF) aproveitaram a presença das crianças para realizar o exame de prevenção de cárie bucal nas crianças abaixo de 2 anos. Foram distribuídas escova dental e gibis educativos sobre a saúde bucal.

A Secretaria Municipal de Saúde também orientou as famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e que ainda não haviam realizado a pesagem das crianças nas unidades de saúde (critério obrigatório para a continuidade do recebimento do benefício), para aproveitar a oportunidade e regularizar a situação.

O secretário Arthur Pereira elogiou a participação dos profissionais de saúde e a colaboração dos pais que ajudaram a secretaria no esforço concentrado para colocar em dia o calendário vacinal e contribuir com a cobertura da imunização contra a pólio no município, eliminando o vírus, e enfatizou que “a vigilância, prevenção e a promoção à saúde são ações eficazes para melhoria da saúde de todos nós, e só assim conseguiremos erradicar a paralisia infantil”.

Marilda Siriane lembrou que graças a uma ação efetiva do Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, desde 1989 o Brasil não registra casos de paralisia infantil. “É importante a manutenção das etapas da campanha para que possamos considerar erradicada a doença que deixa tanta seqüela social e sofrimento para a população, por isso é importante que as mães retornem também na segunda etapa da campanha”, disse. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação será realizada no dia 25 de agosto em todas as unidades de saúde do país.

(18/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos