» PALESTRAS DEBATEM A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA DE ÁGUA PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Agência Nacional de Água (ANA) promovem nesta quarta, dia 20, um ciclo de palestras que debaterá a Medição Individualizada de Água. Será a partir das 19h, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC - rua Sorbone, 400, Centreville). Serão abordados os temas “A Política Pública da Medição Individualizada de Água em Condomínios” e “A Medição Individualizada de Água, Obras e Projetos”, pelo engenheiro Eduardo Felipe Cavalcante de Correa, especialista em Recursos Hídricos da ANA.

A terceira palestra abordará a “Tecnologia de Medição Remota Aplicada a Medição Individualizada de Água”, e será proferida pelo engenheiro Ferdinando Guerra, mestre em Recursos Hídricos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e gerente da Mobix S/A. “A proposta desse modelo de medição é fazer com que o consumidor pague apenas pelo que realmente consumir, acabando com o rateio do consumo total e propondo mais justiça entre os condôminos”, observa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

O uso dos hidrômetros, a exemplo das medições de consumo de energia elétrica, além de promover economia no bolso do usuário, possibilita um resultado ainda mais significativo: um menor consumo de água, promovendo economia hoje e maior disponibilidade de água para as gerações futuras. Uma das vantagens deste sistema é garantir que cada morador saiba o volume exato de seu consumo de água. Essa concepção tem demonstrado uma considerável economia nas contas dos condomínios. Essa iniciativa reduz o desperdício e estimula o uso racional da água.

A meta da Prefeitura e do SAAE é seguir esse modelo de cobrança indicado pela ANA e que está sendo implantado em vários estados brasileiros, existindo já há vários anos na Alemanha, Portugal e França. A ANA disponibiliza os cursos para capacitar técnicos, gestores públicos, estudantes, síndicos e técnicos de companhias de saneamento, abordando também os aspectos comerciais e operacionais, além de obras e projetos. “Em vários exemplos que estudei pelo Brasil afora, foi diagnosticado que acontece uma diminuição de desperdício e inadimplência”, informa Cotrim. “Todos esses resultados positivos, somados à satisfação dos usuários, são o principal objetivo dessa administração”, completa.

(18/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos