» ENCONTRO REÚNE GRUPOS DE HIP-HOP NO ANTENOR GARCIA PDF Imprimir E-mail




No domingo, dia 17, o bairro Antenor Garcia foi palco do 1º Encontro das Oficinas de Hip-Hop do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, evento organizado pelo Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura. Nesse encontro, a comunidade da região do grande Cidade Aracy teve contato com os quatro elementos do Hip-Hop: dança, DJ, Rap e grafite, que foi o elemento que abriu o encontro, com a pintura de painéis.

As oficinas livres tiveram a participação de cerca de 150 crianças e jovens e foram ministradas pelos próprios participantes dos grupos de Hip-Hop da cidade: Oficina de Power Move (Fábio), Oficina de B.Boy (Sidney), Oficina de DJ (Du) e Oficina de MC (Goda e Jaelson). No início da noite, apresentaram-se as bandas de Rap Zero 16 abriu, Rima da Periferia, Ideologia Cristã (Rap Gospel) e Resgate Social. Integrante da banda Resgate Social, (Mano) Alexandre Pereira elogiou a iniciativa da Prefeitura por ter dado oportunidade aos praticantes do Hip-Hop de mostrarem o trabalho para a comunidade.

Segundo ele, muitas pessoas criticam porque não conhecem o Hip-Hop, essa manifestação artística que além dos quatro elementos, que são grafite, dança, DJ e Rap, integra um 5º, que é a consciência. “As oficinas que nós oferecemos nos finais de semana têm por objetivo tirar as crianças da rua e dar para elas uma opção de lazer”, disse Pereira, reiterando que a intenção deste projeto é fazer com que as crianças estudem para ser alguém na vida.

Telma Olivieri, diretora do Departamento de Artes e Cultura, ficou bastante entusiasmada com o evento que reuniu ao longo do dia aproximadamente 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Para Telma, o encontro é um momento de confraternização entre os participantes. “A Prefeitura tem dado todas as ferramentas necessárias para que os grupos de Hip-Hop se fortaleçam e ampliem o trabalho, tanto que existe uma sala no Centro de Cultura Afro-Brasileira, que fica na esquina das ruas Dona Alexandrina e 13 de Maio, destinada aos praticantes”, revelou. Ainda de acordo com a diretora, a Prefeitura pretende realizar outros encontros como esse no decorrer do ano em bairros da periferia da cidade.

Oficinas de Hip-Hop no Centro de Cultura Afro-Brasileira
• Oficina de Discotecagem
Ministrante: Carlos Eduardo Damião Rodrigues (DJ Du)
Resumo: A oficina ensina várias técnicas de discotecagem, manuseio do equipamento e a composição de trilhas.
Contato: DJ Du (9219-7961) e MC Jaelson (9213-1708)

• Oficina de Rap
Ministrantes: Edicarlos de Souza Neres (MC Goda) e Jaelson Andrez da Silva (MC Jael)
Resumo: A oficina apresenta a ação do compositor do RAP, o MC, como nasce a integração entre música e letra e a importância da consciência na construção do RAP.
Contato: MC Goda (9706-1327)

• Oficina de Power Move
Ministrante: Luís Fábio Roque
Resumo: Apresenta os conceitos do movimento Hip-Hop e trabalha giros, saltos e acrobacias.
Contato: terças e quintas, das 14h30 às 16h30, Centro de Cultura (3371-8886)

• Oficina de Break
Ministrante: Sidney Acyr Bonometto
Resumo: Apresenta os conceitos do movimento Hip-Hop e trabalha coreografias. Contato: BBoy Ney (3375-6381)

• Oficina de Grafite
Ministrante: Danilo Alves Barbosa
Resumo: Traz para o público a história do grafite no Hip-Hop, suas influências, técnicas e também a prática do grafite.
Contato: Danilo (8123-7526)

(18/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos