» “RENATO RUSSO – A PEÇA” É A ATRAÇÃO NO DIA DOS NAMORADOS PDF Imprimir E-mail



Sucesso de crítica e público desde que estreou em outubro do ano passado no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, “Renato Russo – A Peça”, será encenada nesta terça, dia 12, Dia dos Namorados, com entrada gratuita, a partir das 20 horas no Centro de Esporte e Lazer “Veraldo Sbampato” (Bicão), numa realização da Prefeitura por meio do Departamento de Artes e Cultura, evento que faz parte do calendário de comemoração dos 150 anos de São Carlos.

O espetáculo musical encenado pelo ator Bruce Gomlevsky é uma homenagem aos 10 anos da morte de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, artista brilhante que influenciou todo país, não apenas através da sua obra, sua linda voz, suas belíssimas letras, mas, sobretudo, por sua postura ética e artística num país como o Brasil, tão cheio de dificuldades.
A peça conta toda a trajetória artística e pessoal de Renato Russo e tem a dramaturgia construída a partir de uma minuciosa pesquisa realizada em letras, depoimentos e entrevistas, matérias jornalísticas, livros e imagens de shows solo e com a Legião Urbana, uma das principais bandas surgidas em meados dos anos 80, liderada pelo artista.

Com a direção de Mauro Mendonça Filho (Prêmio Shell de melhor direção) e dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho, a peça tem o formato de um monólogo em que o ator se alterna entre narrar e vivenciar os acontecimentos mais importantes da vida e da carreira do cantor, privilegiando seus momentos gloriosos e respeitando o que, em vida, o próprio artista fez questão de preservar. Acompanhado pela banda Arte Profana, Bruce canta músicas que até hoje são lembradas pelo público como: Eduardo e Mônica, Pais e Filhos, Será, Índios, Estranho Amore, Vento no Litoral, Há Tempos e Eu Sei.

Segundo o assessor cultural da Prefeitura, Almir Martins, a idéia de realizar um espetáculo nesse formato segue o exemplo de projetos como o “Projeto Aquarius”, desenvolvido em São Paulo e Rio de Janeiro, cuja concepção é proporcionar espetáculos gratuitos ao ar livre, o que possibilita a democratização da arte com a participação da comunidade. “A entrada para assistir a peça é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos. Estamos providenciando a estrutura necessária como a montagem do palco, iluminação e colocação de cadeiras, tudo para dar conforto e segurança necessários às pessoas que forem ao Bicão”, revela Almir Martins, que aproveita para convidar a população para acompanhar o espetáculo.

Bruce Gomlevsky
Ator, produtor e diretor, formado pela Cal (Casa das Artes de Laranjeiras), está no mercado há treze anos, trabalhando em teatro, cinema e televisão. Em cinema ganhou o prêmio “Candango” de Melhor Ator de Curta-Metragem 35mm no 32º Festival de Cinema de Brasília, com o filme “Cão-Guia” (1999), de Gustavo Acioly, e com o filme “Nada a Declarar” (2004), do mesmo diretor, ganhou o Prêmio de Melhor Ator de Curta-Metragem no Festival de Cinema de Vitória e no Festival de Cinema de Curitiba. Em papel de destaque, participou de quatro longa-metragens brasileiros. São eles: “Quase Dois Irmãos” (2005), de Lúcia Murat, “Deus É Brasileiro” (2003), de Carlos Diegues, “Apolônio Brasil” (2003), de Hugo Carvana e “Lara” (2002), de Ana Maria Magalhães.

No teatro, integrou durante três anos, a Companhia de Ópera Seca, sob a direção de Gerald Thomas, onde realizou sete espetáculos, dentre eles: “Ventriloquist” (1999/2000), “NXW” (2000) e “Deus Ex-Machina” (2001/2002). Além destes, trabalhou em mais de vinte espetáculos teatrais, tais como “Romeu e Julieta” (1997) nos Jardins do Museu da República (pelo qual foi indicado ao prêmio de Melhor Ator no III Prêmio Cultura Inglesa de Teatro), “Nada de Pânico” (2003), sob a direção de Enrique Diaz, “A Morte do Caixeiro Viajante” (2003), sob a direção de Felipe Hirsh, “Répetition” (2004), de Flávio de Souza e produção de Xuxa Lopes.

Como ator e produtor, Bruce esteve à frente do elenco de “Avalanche” (2003/2004), sob direção de Ivan Sugahara e “A História do Zoológico” (2004/2005), também como diretor ao lado de Daniela Amorim. Em 2005, Bruce protagonizou o episódio “Vila prudente”, do seriado “Carandiru – Outras Histórias” (Rede Globo), dirigido por Walter Carvalho e direção geral de Hector Babenco.

(06/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos