» EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2007 DISCUTIU AGENDA 21 PDF Imprimir E-mail



Com a participação de mais de 140 pessoas, aconteceu na sexta e sábado, dias 1º e 2, no Senac, o Educação Ambiental (EA) 2007, evento organizado pela Prefeitura, Rede de Educação Ambiental de São Carlos (REA-SC), CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região), CTEA–COMDEMA-SC (Câmara Técnica de Educação Ambiental/Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Carlos). O encontro debateu a “Agenda 21 – Princípios e Implementação”, que é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países.

Durante o evento, que contou com a participação significativa de professores da rede municipal de ensino, foram apresentados 40 painéis sobre diversos trabalhos de educação ambiental que são desenvolvidos no município. Na palestra de abertura, na noite de sexta, Bernardo Teixeira, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), falou sobre sustentabilidade, quais indicadores podem ser utilizados para medi-la e orientar o caminho para uma sociedade mais sustentável.

No sábado, foram feitas três apresentações sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental de São Carlos (ProMEA), e também sobre a Agenda 21 local e escolar. No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para aprofundar o tema. A Agenda 21, que foi apresentada aos participantes do Educação Ambiental 2007, também será tema da III Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho em São Carlos.

Agenda 21
É um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.

Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída de forma consensual, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento do Meio Ambiente (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida como Rio 92.

Além da Agenda 21, resultaram desse processo quatro outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas. O programa de implementação da Agenda 21 e os compromissos para com a carta de princípios do Rio foram fortemente reafirmados durante a Cúpula de Joanesburgo, ou Rio + 10, em 2002.

(06/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos