» BRASIL-ITÁLIA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima viajou para a Itália, onde visita várias cidades para tratar de assuntos pertinentes ao município. Em Arona, Newton Lima propôs ao prefeito Antônio Catapano a realização de um convênio, tornando as cidades-irmãs. O prefeito ainda participará de um seminário do projeto SIAE (Serviço e Infra-estruturas de Apoio Empresarial), em Gijón, na Espanha, promovido pelo Programa URB-AL, que tem como objetivo a cooperação entre cidades européias e da América Latina.


Newton Lima e Antônio Catapano, acompanhados de
assessores.

NEWTON LIMA VISITOU A CIDADE DO PADROEIRO DE SÃO CARLOS, SÃO CARLOS BORROMEU

O prefeito Newton Lima está na Itália em visita a várias cidades para tratar de assuntos pertinentes ao município. Na quarta, dia 30, ele esteve em Turim, reunindo-se com diversas autoridades, e na quinta (31) visitou a cidade de Arona, onde nasceu, em 1538, o padroeiro de São Carlos, o santo São Carlos Borromeu, para encontrar-se com o prefeito Antônio Catapano. Lá, ele propôs ao prefeito Catapano a realização de um convênio, tornando as cidades-irmãs, e convidou-o a participar das comemorações dos 150 anos de São Carlos.

Além do prefeito de Arona, Newton Lima foi recebido também, no Palácio Municipal, pelo secretário de Turismo, Comércio e Atividades Produtivas e Inovação Tecnológica, Antonello de Stefano, para tratar da possibilidade do convênio de cidades-irmãs, ou “gemellaggio”, como dizem os italianos. “Convidei o prefeito Catapano para estar em São Carlos durante as comemorações do Sesquicentenário”, comentou Newton Lima, lembrando que além da ligação com a cidade de Arona via São Carlos Borromeu, São Carlos também possui um grande número de descendentes italianos.

“No entanto, o prefeito nos disse que no dia 4 de novembro, a princípio, não poderá estar conosco”, relatou Newton Lima. Nessa data, são comemorados o dia de São Carlos Borromeu em Arona e o dia da celebração da vitória italiana na Segunda Guerra, feriado nacional. “Porém ele não descartou a ida para São Carlos e irá estudar uma possibilidade”, salientou. Quanto ao convênio, Newton Lima disse que o prefeito Catapano ficou muito entusiasmado e disse que irá submeter ao Conselho Municipal. “O Conselho irá analisar a proposta, mas o prefeito prometeu total apoio”, ressaltou.

Após a reunião com as autoridades de Arona, Newton Lima visitou a cidade e conheceu a estátua de São Carlos Borromeu, localizada no Sacro Monte de Arona. O prefeito viajou para a Europa para participar do segundo seminário do projeto SIAE (Serviço e Infra-estruturas de Apoio Empresarial), em Gijón, na Espanha, que acontece na próxima semana. Todas as despesas do prefeito com passagens e hospedagem ficam por conta do Programa URB-AL, que tem como objetivo promover a cooperação entre cidades européias e da América Latina.

São Carlos Borromeu
O santo padroeiro, que deu nome à cidade de São Carlos, nasceu em Arona, na Itália, no dia 2 de outubro de 1538. Era filho do Conde Gilberto Borromeo e de Margarida de Médice, irmã do Papa Pio IV. Desde cedo ele revelou vocação para o sacerdócio, porém os pais queriam vê-lo à frente dos bens da família. Apesar disso, ordenou-se sacerdote muito jovem e, aos 22 anos de idade, foi eleito cardeal, assumindo as funções de secretário de Estado. Nomeado arcebispo de Milão, ocupou essa sede até a morte.

Fundou colégios, hospitais e, sobretudo, seminários para que os sacerdotes tivessem formação sólida e adequada. Organizou a catequese. Em outubro de 1584, quando se preparava para um retiro espiritual, foi acometido de febre e poucos dias depois – no dia 4 de novembro – veio a falecer. Tinha 46 anos de idade. Canonizado pelo Papa Paulo V, São Carlos Borromeo tornou-se exemplo de fidelidade ao Evangelho e à Igreja. Em 1984, o Papa João Paulo II declarou-o Patrono da Diocese de São Carlos. São Carlos Borromeo é padroeiro dos intelectuais e estudantes.

(01/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos