» REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPA DE PLENÁRIA PDF Imprimir E-mail



A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, coordenou a 1ª plenária realizada pela Prefeitura na noite de terça, dia 29, no anfiteatro do Instituto de Educação “Dr. Álvaro Guião”, quando ocorreu o debate sobre a sistematização das contribuições a partir da discussão nas unidades escolares, avaliação interna/externa, bem como o preenchimento das funções gratificadas de diretor de escola, assessor de direção e assessor pedagógico de escola.

Segundo Géria, com a aprovação da Lei nº 13.889, de 18 de outubro de 2006, que estrutura e organiza a educação pública municipal de São Carlos e institui o Plano de Carreira e Remuneração para os profissionais da educação (Estatuto da Educação), no que se refere à Avaliação Institucional Interna e Externa, Avaliação de Desempenho Individual e Preenchimento de Cargos de Direção em Função Gratificada, novamente os profissionais da rede municipal de ensino estão sendo convidados a participar deste debate.

Para a secretária, a aprovação do Estatuto representou um grande avanço, mas a continuidade do debate é indispensável. Sendo assim, as unidades escolares encaminharam ao Grupo de Trabalho, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contribuições de como aqueles processos poderiam ocorrer. “Estamos trabalhando na perspectiva de construção coletiva a partir da discussão na base, procurando definir os parâmetros que irão nortear a forma de escolha dos profissionais, cujo resultado será objeto de lei específica, uma vez que o prazo limite é 17 de julho do corrente ano”, disse a secretária.

Quanto à escolha de dirigentes, as contribuições advindas da rede municipal de ensino apontaram três propostas: processo seletivo interno, indicação feita pelo prefeito e eleição, todas elas sinalizando para pré-requisitos tais como tempo mínimo de efetivo exercício na rede municipal, análise de currículo e formação mínima em nível superior, isto é, Pedagogia. A proposta que causou maior interesse e manifestação da plenária foi a de processo seletivo interno.

No que tange à Avaliação Institucional, as propostas são de que esta seja realizada, inclusive, através de questionário considerando-se itens tais como cumprimento de metas pedagógicas e físicas previstas no Plano Político Pedagógico de cada unidade escolar, participação da comunidade, merenda escolar, relacionamento interpessoal, projetos e parcerias.

As manifestações a respeito do que se considerar na Avaliação de Desempenho Individual variam de acordo com as funções de professor, agente educacional, servente-merendeira e auxiliar administrativo educacional, mas todas passam pelo cumprimento do Código de Ética do Servidor Municipal, bom atendimento à comunidade escolar, formação continuada na área de atuação, utilização de diversos materiais de trabalho, pontualidade e assiduidade, entre outros.

“O passo seguinte é o encaminhamento de um texto-base para a rede municipal a partir dos debates em torno de cada um dos temas desta 1ª Plenária, sobre o qual novas manifestações devem ocorrer, para que no dia 25 de junho seja realizada a 2ª Plenária”, finalizou Géria.

(01/06/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos