» PALESTRA ENCERRA A SEMANA PRÓ CASA DO PINHAL PDF Imprimir E-mail


Camerata da UFSCar.Josimar Melo.
No encerramento da 7ª edição da Semana Pró Casa do Pinhal, na tarde de sábado, dia 25, Josimar Melo, crítico da Folha de S. Paulo, ministrou a palestra “A atualização da memória gastronômica”, seguida da apresentação da Camerata da Universidade Federal de São Carlos, regida por Ilka Zenker Joly. Criada pela Prefeitura e pela Associação Pró Casa do Pinhal para difundir o patrimônio cultural de São Carlos, organizando visitas de estudantes da rede municipal de ensino à Fazenda Pinhal, a Semana oferece hoje, além dessa visitação, atividades e discussões para valorizar o patrimônio cultural local e a educação patrimonial em suas múltiplas formas.

Neste ano, a temática da Semana foi “Patrimônio Imaterial: alimentação, conhecimentos e práticas”. A primeira atividade ocorreu na manhã do sábado anterior, quando 33 merendeiras das escolas municipais de educação básica participaram da oficina coordenada por Hanna Locher, acompanhando demonstrações de técnicas de preparo de diversos pratos, para torná-los mais nutritivos, saborosos e atraentes. À tarde, após a solenidade de abertura, houve apresentações dos corais municipais Multicanto e Bem-te-vi, regidos por Luba Dodonova, seguidas das palestras de Márcia Santana, diretora do Iphan, e de Esmeralda Soares Payão Demattê, engenheira agrônoma, professora aposentada do campus de Jaboticabal da Unesp.

Na manhã do domingo, a atração cultural foi a peça infantil “Por que o mar tanto chora”, encenada pelo grupo teatral As Meninas do Conto. Durante a Semana foram realizadas as oficinas “As plantas medicinais e a importância do saber associado”, ministrada por Araci Molnar Alonso, da Universidade Estadual Paulista, e “Um estudo da culinária paulista sob o aspecto de diversas influências culturais”, ministrada por Hanna Locher.

Na noite de quinta, na Estação Cultura (plataforma da antiga Estação Ferroviária), foi aberta a exposição “Saborosas memórias”, que pode ser vista pelo público até 19 de agosto, e encenada a peça “Mário mesa 4”, pelo grupo Teatro do Grande Urso Navegante. Na sexta, Jurema da Costa Sekcler, da Casa de Rui Barbosa, e Maria de Lourdes Parreira Horta, do Museu Imperial, coordenaram durante o dia a “Oficina lúdico-pedagógica de educação patrimonial: as três casas que se falam” e, à noite, houve um jantar em prol da restauração do altar da Casa do Pinhal.

(28/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos